seu conteúdo no nosso portal

Nossas redes sociais

“Sou única herdeira, preciso fazer inventário?”

“Sou única herdeira, preciso fazer inventário?”

Uma dúvida muito comum é quando a pessoa falecida deixa apenas um herdeiro e, se neste caso, é mesmo necessário providenciar o inventário para que este herdeiro receba o patrimônio.

O que precisa ficar claro, é que a transmissão dos bens do falecido aos herdeiros se dá no momento da morte, e não através do inventário, considerando um princípio do direito sucessório chamado “saisine”.

Assim, o inventário não é o responsável por realizar a transmissão do patrimônio aos herdeiros, mas apenas o procedimento pelo qual são apurados esses bens, em quantidade, qualidade e categoria, formalizando/instrumentalizando a partilha dos bens a cada herdeiro, reservando-se a meação do (a) cônjuge/companheiro sobrevivente, se houver.

Os herdeiros poderão optar por fazer o inventário judicial ou extrajudicial, sendo que, o procedimento em cartório (extrajudicial) é, sem dúvida, mais rápido, simples, menos oneroso e desgastante para as partes.

No entanto, se existirem herdeiros menores de idade, não será possível realizar o inventário de forma extrajudicial, por escritura pública.

No caso de herdeiro único, que é a dúvida em questão, a diferença é que não haverá uma partilha dos bens, mas um inventário e adjudicação em favor do único beneficiário.

Ou seja, o procedimento de inventário é obrigatório para que se regularize a propriedade dos bens, independentemente do número de herdeiros.

—-

Jamile Farret Advocacia, escritório atuante em Direito Imobiliário, Condominial, Família, Sucessões e Advocacia Extrajudicial.

Contatos: jamilefarret.adv@gmail.com. Instagram: @jamilefarret.adv.

Fone/ WatsApp (47) 9.9116-8375 / 3440-0688

Compartihe

OUTRAS NOTÍCIAS

Trabalhador que passa por desvio de função tem direito à diferença de salário entre os cargos
Embargos de declaração não são meio para reabrir questões de prova
Negada indenização a transexual que teria sido impedida de usar banheiro feminino