seu conteúdo no nosso portal

Nossas redes sociais

TJ julgou inconstitucionalidade à lei que estipula datas comemorativas aos padroeiros

O Conselho Especial do TJDFT julgou inconstitucional a Lei Distrital nº 2.908/2002, de autoria do deputado Paulo Tadeu, que estipulou datas comemorativas aos padroeiros das Regiões Administrativas e ponto facultativo para seus habitantes.

O Conselho Especial do TJDFT julgou inconstitucional a Lei Distrital nº 2.908/2002, de autoria do deputado Paulo Tadeu, que estipulou datas comemorativas aos padroeiros das Regiões Administrativas e ponto facultativo para seus habitantes. À unanimidade, os desembargadores votaram pela procedência da Ação Direta de Inconstitucionalidade ajuizada pelo procurador de justiça do DF.
De acordo com o autor da ação, a Câmara Legislativa não tem competência para dispor sobre ponto facultativo no DF. Essa competência, segundo o procurador, é exclusiva do chefe do poder executivo local, no caso o governador, conforme dispõe a Lei Orgânica do DF – LODF em seus artigos 53, 71 (§1º, inc. II e IV) e 100 (inc. VI e X).
O presidente da Câmara Distrital manifestou-se pela improcedência do pedido do MPDFT, sob a alegação de que a Lei guerreada trata de matéria genérica e por esse motivo não feriria nenhum dispositivo da LODF. Segundo o legislador, a Lei 9093/95, art. 1º , deixa facultada a criação de feriado religioso, por lei municipal, de acordo com a tradição local, em número não superior a quatro feriados.
O governador, no entanto, afirma que a lei traz prejuízos ao DF, na medida em que dispõe sobre a jornada dos servidores e as atividades produtivas da respectiva região, ao estabelecer o ponto facultativo.
Um dos desembargadores presentes à sessão afirmou que os próprios santos ficariam ofendidos com o feriado. De acordo com o magistrado, “o homem foi feito para o trabalho e terá a vida eterna para descansar”. Outro julgador ponderou que o Estado Brasileiro é laico, e não deve homenagear determinadas religiões em detrimento de outras.

Compartihe

OUTRAS NOTÍCIAS

STJ absolve mulher que furtou três desodorantes de supermercado
Filha de Testemunha de Jeová que recebeu transfusão sanguínea contra vontade será indenizada
Apelação para revogar gratuidade de justiça autoriza interposição de recurso adesivo