seu conteúdo no nosso portal

Nossas redes sociais

Tarso envia a Britto proposta de nova lei sobre edição de MP

O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, Cezar Britto, recebeu do ministro da Justiça, Tarso Genro, um estudo com base no qual o governo está propondo nova lei sobre a tramitação das Medidas Provisórias (MPs).

O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, Cezar Britto, recebeu do ministro da Justiça, Tarso Genro, um estudo com base no qual o governo está propondo nova lei sobre a tramitação das Medidas Provisórias (MPs). “Medidas Provisórias na atividade legislativa brasileira: em busca do equilíbrio entre os Poderes e da adequação constitucional” – diz a introdução do estudo, intitulado Nota Técnica, encaminhado pelo ministro da Justiça ao presidente nacional da OAB, solicitando sugestões ao seu aprimoramento. Britto designou o vice-presidente do Conselho Federal da OAB, Vladimir Rossi Lourenço, para avaliar a proposta governamental. Suas conclusões serão apresentadas na sessão plenária da entidade, nos próximos dias 10 e 11.

A nota técnica do ministro da Justiça, entre as novas normas regulamentares das Medidas Provisórias, está sugerindo uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) alterando o artigo 62 da Constituição, que trata da edição de MPs. Atualmente, se uma MP não é convertida em lei, perde sua eficácia em 70 dias. Pelo estudo, o prazo seria ampliado para 180 dias, começando a contar a partir do momento em que ela é recebida pela Câmara. Hoje, o prazo conta a partir da publicação da medida.

Compartihe

OUTRAS NOTÍCIAS

Justiça afasta Tabela Price e capitalização mensal de juros em contrato de imóvel com construtora
Justiça absolve empresário de crime tributário por ausência de dolo
Pendência de trânsito em julgado impede detração de pena, decide TJ-SP