seu conteúdo no nosso portal

Nossas redes sociais

Como usar seu cartão de crédito com segurança em compras on-line

7 dicas para comprar sem medo com o cartão de crédito

O vazamento de dados de cartão de crédito no Brasil é tão comum que o país é “campeão” nesse tipo de golpe. De acordo com o Relatório de Atividade Criminosa Online, feito pela empresa Axur, quase 50% dos cartões clonados e vazados de todo o mundo são brasileiros. 

Isso pode aumentar o receio em comprar on-line, mas com os cuidados devidos, você pode usar seu cartão de crédito sem medo na internet. Vamos ver algumas dicas? Acompanhe!

7 dicas para usar o cartão com mais segurança nas compras on-line

Com tantos golpes sendo aplicados diariamente, é comum ficarmos com medo de inserir nossos dados de cartão em qualquer lugar. Além disso, muitas dessas artimanhas são aplicadas ao utilizar links e o nome de lojas já conhecidas. Por isso, todo cuidado é pouco. 

Porém, como conseguir comprar on-line sem medo? Veja algumas dicas de como sempre estar de olho nos detalhes na hora das compras!

Sites confiáveis

Essa é uma dica primordial para quem faz compras on-line. Antes de adquirir algo, sempre verifique se o site é conhecido e confiável. Veja se o domínio é o mesmo do nome do site, assim como os e-mails de contato. Observe se o site possui um cadeado na barra de endereços e começa com “https://” para indicar uma conexão segura.

Também procure em sites como Reclame Aqui para ver opiniões de outras pessoas sobre o estabelecimento em questão. Sites e lojas grandes contam com maior proteção de dados, evitando, assim, que suas informações sejam vazadas com facilidade. 

Senhas fortes

Na hora de se cadastrar nos sites, sempre crie senhas fortes e únicas para evitar invasões. Use uma combinação de letras maiúsculas, minúsculas, números e caracteres especiais. Ainda, evite informações pessoais, como data de aniversário e nome. 

Wi-Fi seguro

Evite fazer compras em redes Wi-Fi públicas e não seguras, como lojas, shoppings e restaurantes. Para isso, escolha usar sua rede pessoal do telefone ou da sua casa. Isso porque redes abertas podem ser acessadas por qualquer pessoa, que pode captar seus dados do cartão.

Cartões virtuais

Para fazer compras on-line, opte sempre por usar um cartão virtual, oferecido por praticamente todos os bancos atualmente. Ele funciona como o tradicional, porém sem objeto físico. O limite também é o mesmo. 

Quando utiliza o cartão virtual, você garante mais segurança e praticidade caso seja clonado. Afinal, se perceber movimentações estranhas, você pode bloquear o cartão virtual na hora e continuar utilizando o seu físico normalmente. 

Não clique em links suspeitos

Um dos golpes mais comuns hoje é o de pessoas que enviam e-mails muito parecidos com lojas e serviços que você já conhece. Contudo, ao clicar no link, eles conseguem acessar seus dados do computador ou gerar links de pagamentos falsos, fazendo com que você insira o número do seu cartão. 

Portanto, não clique em links de e-mails suspeitos, especialmente aqueles que solicitam informações pessoais. Digite o URL diretamente no navegador para garantir que você acesse o site correto.

Verifique sempre suas contas

Verifique regularmente suas contas de cartão de crédito para observar atividades suspeitas ou não autorizadas. Assim, você age mais rápido ao notar um tipo de fraude acontecendo. 

Você também pode configurar alertas de transações ou gastos incomuns para identificar rapidamente qualquer atividade fraudulenta e tomar medidas imediatas para resolvê-la. Quanto mais cedo você detectar um problema, mais fácil será resolvê-lo e diminuir os danos.

Use uma VPN (Rede Virtual Privada)

Se já sofreu com golpes e clonagem de cartão, vale a pena investir em uma VPN, principalmente em redes públicas. Uma VPN criptografa sua conexão e oculta seu endereço IP, tornando mais difícil para os hackers rastrearem suas atividades e informações. Isso adiciona uma camada de segurança a mais aos seus dados pessoais e financeiros.

Compartihe

OUTRAS NOTÍCIAS

havendo o reconhecimento do tráfico privilegiado, oferecimento do acordo de não persecução penal deve ser possibilitado
Caução locatícia gera preferência de recebimento sobre a expropriação do imóvel
TRT-MG reconhece fraude à execução e mantém penhora sobre imóvel que teria sido vendido à irmã do devedor