seu conteúdo no nosso portal

Nossas redes sociais

Cidadania italiana: benefícios de tirar residindo no país

Processo é muito mais rápido para quem mora na Itália

A cidadania italiana traz diversos benefícios para trabalhar, estudar e morar na Itália e em outros países da Europa, mas tentar tirar o documento morando no Brasil pode demorar anos. Aqui vamos mostrar qual é o procedimento e quais são os benefícios de solicitar a cidadania italiana morando na Itália. 

O processo de cidadania italiana feito por um consulado no Brasil pode demorar até 12 anos a mais do que uma solicitação feita por quem já tem residência na Itália. Por vias administrativas, um brasileiro que mora na Itália pode conseguir a cidadania italiana em apenas seis meses após a realização do pedido. Então, pode ser uma boa viajar, contratar um seguro viagem para Itália e estar no país durante o processo de cidadania. 

Como tirar a cidadania italiana morando na Itália? 

Os documentos necessários para fazer o pedido dependem de quem é o seu ascendente italiano. Quanto mais distante for o seu ascendente, mais documentos serão necessários, porque será preciso listar todos os descendentes italianos de sua árvore genealógica. 

O custo para tirar a cidadania italiana depende de diversos fatores, como fazer a solicitação sozinho ou com a ajuda de uma assessoria especializada. O valor total também dependerá do câmbio atual, até porque para solicitar cidadania italiana morando na Itália será preciso alugar uma casa no país, pagar as passagens da viagem e lidar com o custo de vida no país. 

Então, o primeiro passo é juntar todos os documentos e entrar com o pedido de cidadania. Vale ressaltar que todos os documentos apresentados devem ser traduzidos para o italiano. Para dar entrada no pedido estando no país, o descendente precisa viajar e morar no país por, pelo menos, seis meses. 

Também pode ser preciso realizar a renovação da permissão de estadia no país após 90 dias por conta de um acordo do governo italiano com a União Europeia. Em alguns casos, é possível não ter de resolver essa pendência se tiver a ajuda de uma assessoria especializada. 

Ao chegar na Itália, é preciso emitir o documento de Codice Fiscale, uma espécie de CPF italiano. Com o documento, o cidadão pode registrar a sua residência na prefeitura local. Após a confirmação da residência na Itália, o processo passará por análise e reconhecimento do seu ascendente italiano para a aprovação da cidadania. 

Quais são os principais benefícios de tirar a cidadania italiana morando na Itália? 

O principal benefício de pedir a cidadania italiana morando no país é a agilidade na finalização do processo. Morando na Itália, é possível tirar a cidadania italiana em seis meses, enquanto pedir a cidadania morando no Brasil pode demorar muitos anos. Um segundo ponto é conseguir aproveitar os diversos benefícios, como trabalhar e estudar em outros países da Itália após conseguir a cidadania italiana. 

Quais são as principais vantagens de tirar a cidadania italiana? 

A cidadania italiana traz diversos benefícios para os cidadãos. Por acordo com a União Europeia, um cidadão italiano consegue trabalhar e estudar em outros países da Europa. Com isso, a cidadania italiana permite que o cidadão trabalhe em outros países europeus em um emprego legal sem necessidade de visto trabalhista. Também é possível estudar em outros países do continente com um investimento muito menor. 

E claro, por trabalhar ou estudar em outro país europeu, o cidadão italiano também tem facilidade para morar em outros países da Europa sem precisar de visto ou autorização. Dessa maneira, a cidadania italiana permite residência fixa em qualquer um dos países filiados à União Europeia. 

Como vimos, a cidadania italiana traz diversos benefícios para descendentes de italianos. A melhor maneira de agilizar o processo para conseguir a cidadania é viajar e residir na Itália, por isso se você tem descendência italiana e deseja ter a cidadania, investir em viajar e morar por alguns meses no país para conseguir o benefício. 

Compartihe

OUTRAS NOTÍCIAS

Trabalhador que passa por desvio de função tem direito à diferença de salário entre os cargos
Embargos de declaração não são meio para reabrir questões de prova
Negada indenização a transexual que teria sido impedida de usar banheiro feminino