seu conteúdo no nosso portal

Nossas redes sociais

Tecnologia e inovação nas soluções logísticas

Entenda como a tecnologia tem oferecido meios para promover as melhores práticas no setor de logística

A logística é um dos setores que mais tem demandando por inovações no mercado global. O uso da tecnologia, como os drones, por exemplo, tem favorecido a transformação de processos, criando novas expectativas para empresas que atuam na área.

O termo “inovação logística” tem sido utilizado como sinônimo da aplicação de tecnologia dentro da área, por meio da promoção da modernização dos processos utilizando ferramentas e sistemas que realizam a automação do fluxo das atividades logísticas. 

Os desafios da logística no mundo atual

Com consumidores cada vez mais exigentes e com processos que envolvem agilidade e rapidez nas entregas, o mercado logístico enfrenta inúmeros desafios. No Brasil, por exemplo, esses desafios incluem questões como:

  • falta de segurança no transporte;
  • más condições das estradas;
  • falta de infraestrutura para atender a demanda;
  • alto custo de armazenagem;
  • custos de frete;
  • falta de profissionais;
  • altos custos operacionais em toda cadeia; 
  • alta dependência do setor rodoviário. 

Para minimizar os problemas, muitas empresas que atuam no segmento têm buscado meios de implementar soluções tecnológicas com foco em automação, agilidade e redução de tempo das entregas. 

Esse movimento está focado principalmente na automação logística, uma medida por meio da qual as empresas adotam ferramentas e sistemas de gestão que permitem automatizar processos. A automação reduz, de maneira considerável, as atividades manuais, as falhas e os erros humanos e o aumento de tempo de entrega atrelados a elas. 

Tendências de soluções tecnológicas voltadas para o setor

Engana-se, porém, quem acredita que a automação é a única solução tecnológica voltada para o setor logístico. Além dela, existem inúmeros outros mecanismos que vêm sendo aplicados a nível mundial. A seguir, destacamos alguns dos principais.

Blockchain

A tecnologia que serviu como meio de viabilização das criptomoedas também pode ser implementada na logística, auxiliando na otimização dos processos dentro do setor. 

Essa tecnologia traz para o segmento mais consistência, segurança e agilidade, facilitando a integração de cadeias logísticas e ampliando a transparência nas diferentes etapas de um processo de frete.

Same day delivery

Com a automatização, as empresas conseguem alcançar maior agilidade, e isso lhes confere a capacidade de oferecer entrega no mesmo dia (same day delivery).

Grandes empresas, como é o caso da Amazon, já estão aptas a oferecer esse tipo de facilidade aos clientes. A tecnologia, a automação e o alinhamento de processos são três fatores-chave dentro desse contexto.

É importante destacar que as empresas que não conseguem oferecer essa alternativa precisam pensar em meios de atrair o interesse dos consumidores, já que a entrega rápida pode ser um fator determinante no fechamento de uma compra online. 

Aplicativos

Os aplicativos são uma ferramenta de tecnologia que está totalmente integrada na vida e na rotina das pessoas. Os programas trazem facilidade na comunicação e acesso a informações.

As empresas do segmento logístico podem aproveitar esse tipo de sistema para facilitar o cotidiano do seu negócio, promovendo o acesso facilitado a informações e aproximando os clientes.

Como o uso de drones tem ajudado o segmento

Os drones são veículos aéreos não tripulados que têm se popularizado nos últimos anos. A utilização desse dispositivo é bastante ampla e inclui desde o uso recreativo até o uso em monitoramento, com realização de produções de vídeo e fotografia.

O setor de logística tem flertado com o uso de drones para a realização de entregas. Inclusive, algumas empresas já testaram a solução e enxergam nos equipamentos um potencial gigantesco de facilitação nas entregas. 

Entre as vantagens na utilização de drones para entregas, vale destacar o fato de que eles podem ser operados sem que haja um piloto humano, não estão sujeitos ao congestionamento do espaço e são mais eficientes que os caminhões. Somado a isso, o seu custo também é considerado mais baixo se comparado ao custo de um frete rodoviário.

No entanto, colocar em prática um projeto de entregas com drones não é algo tão simples. A ideia ainda é recente e precisa ser amadurecida, especialmente em razão das particularidades que envolvem as entregas e da necessidade de adaptação do meio. 

De qualquer forma, os drones, assim como outras soluções tecnológicas, têm se mostrado ferramentas interessantes a serem exploradas pelas empresas que atuam no setor de logística. Com inovação e foco na qualidade, é possível oferecer aos consumidores um serviço cada vez mais dinâmico e eficaz. 

Compartihe

OUTRAS NOTÍCIAS

Direito real de habitação não pode ser exercido por ex-cônjuge em caso de divórcio
havendo o reconhecimento do tráfico privilegiado, oferecimento do acordo de não persecução penal deve ser possibilitado
Caução locatícia gera preferência de recebimento sobre a expropriação do imóvel