seu conteúdo no nosso portal

Nossas redes sociais

São Paulo: conheça as ações e efeitos da revitalização do centro

Projetos buscam reativar atividade econômica e habitacional no centro de São Paulo

Na busca por resgatar o centro de São Paulo, maior cidade do país, a prefeitura e o governo estadual lançam ações para tornar a região mais atrativa para investidores e gerar mais moradias e comércios. 

Assim, para quem busca opções de aluguel de casa em SP, considerar o centro da cidade como alternativa é uma boa opção em questão de preço e potencial de valorização. As ações envolvem isenções e reduções de impostos para estimular a atividade comercial e trazer novos habitantes para o local. 

Confira abaixo algumas ações que vêm sendo realizadas pela prefeitura e o governo estadual na revitalização do centro de São Paulo.

Programa Requalifica Centro 

O Programa Requalifica Centro foi lançado pela prefeitura da cidade de São Paulo e busca oferecer incentivos fiscais para a requalificação de edifícios antigos e históricos no centro da cidade. 

O objetivo do projeto é aumentar a oferta de imóveis na região central, trazendo mais pessoas para viver nessa região, estimulando, por tabela, as atividades econômicas no local. A ideia é facilitar o uso misto dos prédios com comércio no térreo e imóveis residenciais nos demais andares. 

Confira abaixo quais são os incentivos fiscais propostos pelo projeto para a iniciativa privada:

  • perdão de débitos de IPTU; 
  • isenção de IPTU nos três primeiros anos após a reforma; 
  • IPTU progressivo nos 5 anos seguintes (após o período de isenção); 
  • redução de ISS para 2% em serviços relacionados à obra como arquitetura, limpeza, manutenção, meio ambiente, engenharia e construção civil);
  • isenção de ITBI para os imóveis dos edifícios que participarem do programa; 
  • isenção de taxas municipais para pontos comerciais por 5 anos;

Em 6 meses de projeto, 12 prédios se inscreveram no programa para aproveitar os benefícios. O programa foi discutido por vereadores e representantes da sociedade civil por mais de 5 anos. 

Prefeito de SP prevê doação de R$ 1 bilhão para reformas em imóveis no centro

Em dezembro do ano passado, Ricardo Nunes (MDB-SP), prefeito da cidade de São Paulo, anunciou que o município deve doar cerca de R$ 1 bilhão para donos de imóveis do centro velho de SP para impulsionar as reformas de prédios históricos da região. 

O projeto abrange a área da Praça da Sé e da República. A verba pública será suficiente para bancar até 25% das obras planejadas por donos dos prédios históricos na região. 

Para ter acesso à verba pública, o proprietário do imóvel deve se comprometer a manter o imóvel ocupado por, pelo menos, 10 anos após a reforma e cumprir outros requisitos, como ter oferta de comércio aberto à noite no local. A iniciativa é válida até 2024, quando o atual prefeito deve tentar a reeleição. 

Centro de Operações Integradas no centro de SP

Em outubro do ano passado, o então governador de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB-SP), anunciou a construção de um novo Centro de Operações Integradas (COI) de responsabilidade da Secretaria Estadual de Segurança Pública. 

O projeto será executado com participação da Secretaria Estadual de Habitação com a ajuda de parceria público-privada e fará parte das ações de revitalização do centro de São Paulo. 

O COI-SP será instalado em um prédio da região central da cidade e abrigará todos os órgãos de segurança e monitoramento do estado. O projeto ainda deve abrigar uma sala cofre, uma sala de crise e um auditório para 150 pessoas. 

O objetivo do novo centro é promover a integração das ações de segurança e monitoramento da região, contribuindo para trazer mais segurança aos moradores e comerciantes da região. 

A expectativa é de que as ações do governo estadual e da prefeitura ajudem numa retomada econômica do centro velho da cidade de São Paulo, conseguindo restabelecer a segurança, a cultura e o lazer no local.  

Compartihe

OUTRAS NOTÍCIAS

Direito real de habitação não pode ser exercido por ex-cônjuge em caso de divórcio
havendo o reconhecimento do tráfico privilegiado, oferecimento do acordo de não persecução penal deve ser possibilitado
Caução locatícia gera preferência de recebimento sobre a expropriação do imóvel