seu conteúdo no nosso portal

Nossas redes sociais

O que é e qual a importância de um projeto hidrossanitário para um novo imóvel?

Entenda porque você precisa pensar neste projeto ao fazer uma obra

Ao construir um imóvel vários fatores precisam ser pensados. A quantidade de material de construção a ser usado, número de cômodos, se a casa tem um ou mais andares, parte elétrica e o projeto hidráulico. Afinal, mas o que seria este projeto? Envolve apenas a instalação de canos e da caixa de água ou vai além? Saiba agora!

O que é um projeto hidrossanitário?

Um projeto hidrossanitário é aquele que inclui o planejamento do sistema hidráulico de um imóvel. Deve ser feito conforme as orientações das empresas de saneamento da cidade, respeitar as normas da ABNT e a legislação ambiental.
Além de tratar de toda a parte hidráulica da casa, seu objetivo é fornecer água para o local da melhor forma possível, com economia e segurança. Além disso, inclui também a saída da água usada, com o descarte adequado no esgoto. 
Assim, o projeto inclui tanto a parte hidráulica (a entrada da água) quanto a  sanitária (seu descarte e saída correta, respeitando o meio ambiente).

Qual a sua importância?

A importância do projeto pode ser resumida em duas palavras: economia e facilidade de consertos/controle de vazamentos. Quando se conhece toda a parte hidráulica da casa você sabe onde estão registros, entradas de água e canos. 
Vai fazer uma reforma? Tem conhecimento de quais paredes podem (ou não) serem furadas? Quanto a economia, além de usar o abastecimento de água da melhor forma possível, também evita multas, pois faz o descarte correto após o uso, com a rede de esgoto ligada corretamente.
Hoje, as cidades (pequenas e grandes) se preocupam com o descarte de água usada nas casas. Seja com dejetos ou produtos como o sabão, estes descartes não podem ir para os rios, pois aumenta a poluição. No caso do esgoto, segue para um local indicado para receber o tratamento correto.

Dicas para um bom projeto hidráulico

Veja dicas de um projeto hidrossanitário bem executado que resultará em economia e facilidade para o dono do imóvel.

Uso de materiais de boa qualidade

A escolha dos materiais interfere no projeto. Se for usado algo de qualidade mais baixa, há o risco de quebras, vazamentos e outros problemas em pouco tempo após a conclusão da obra. 
O recomendado é buscar por tubulações adequadas para sua função e se preocupar com o tipo de caixa d’água. No caso dos canos, além do conhecido PVC é possível apostar no PPR, com menor risco de vazamentos e no PEX que reduz a necessidade de conexões.

Foco no sustentável

Sustentabilidade já é uma regra na hora de construir. Assim, além das instalações básicas para a entrada da água e para o descarte de esgoto, vale pensar em outras alternativas. 
A coleta de água das chuvas é um exemplo, porém, precisa ser armazenada em local separado daquela recebida pelo abastecimento tradicional. Isso acontece porque a chuva não é potável para consumo, mas pode ser usada para lavar calçadas e limpar pisos.

Preocupação com a caixa d’água

A caixa d’água precisa ter um volume que atenda a todas as necessidades da casa. Além disso, precisa estar em um espaço de fácil acesso, pois passará por processos de limpeza.
Outra regra importante a ser considerada é a altura da caixa. Em uma casa térrea, não deve ficar muito baixa, para evitar problemas com a pressão da água. Isso acontece porque pouca pressão no sistema hidráulico resulta em chuveiros que não funcionam, além do maior gasto no uso de torneiras e vasos sanitários.

Integração com outros projetos

Envolve integrar o sistema hidrossanitário com outros projetos, como o de uso das águas pluviais, do reaproveitamento de água da própria casa e de aquecimento. É também uma forma de desenvolver uma obra mais sustentável.

Compartihe

OUTRAS NOTÍCIAS

Pessoa com visão monocular obtém isenção do IPI na aquisição de veículo
Trabalhador que passa por desvio de função tem direito à diferença de salário entre os cargos
Embargos de declaração não são meio para reabrir questões de prova