Quem faz a gestão de restaurantes, lanchonetes ou outros negócios do ramo da alimentação sabe como é importante contar com fornecedores de qualidade. Afinal, a aquisição de bons produtos para confeitaria faz toda a diferença no resultado das receitas — e, claro, no rendimento mensal do estabelecimento.
E não é apenas isso. Bons fornecedores oferecem produtos com excelente prazo de validade, fazem uma entrega rápida e investem na logística para que não falte nada aos seus clientes. Quando se trata de um restaurante, a falta de qualquer insumo pode prejudicar consideravelmente a renda do dia.
Para que o negócio não sofra com esses problemas, é preciso fazer uma boa gestão de fornecedores. Mas o que seria isso? Como executá-la? Confira as dicas.
O que significa gestão de fornecedores?
É a coordenação de todas as atividades que envolvam compras feitas por sua empresa. Por isso, vai além das escolhas dos fornecedores e inclui também inventários, estoque, formas de armazenamento, logística e política de compras.
Além do mais, é essencial incluir qualidade, prazo de entrega e negociação de valores.
Um dos objetivos da gestão de fornecedores é diminuir os custos com estocagem para que o estabelecimento administre suas mercadorias de maneira racional. Resumindo, os alimentos entram e saem com boa rotatividade, sem que alimentos acabem “escondidos” no fundo do estoque e estraguem. Com isso, também é possível conquistar preços mais competitivos, já que a alta rotatividade exige também uma alta reposição.
Como fazer a gestão de fornecedores?
Confira como administrar os diferentes fornecedores que trabalham para o seu negócio.
Verifique o CNPJ da empresa
É fundamental ter certeza de que o fornecedor atua legalmente. Mesmo uma empresa com o CNPJ regular pode cometer erros que comprometam o trabalho do seu negócio. Contudo, a segurança é significativamente maior.
Verifique se o fornecedor não tem problemas de inadimplência ou com alvarás locais. Descuidos do tipo refletem negativamente na imagem do seu negócio.
Observe a qualidade do produto
Todo estabelecimento alimentício deve trabalhar com o melhor produto que seu orçamento puder comprar. Portanto, observe atentamente a qualidade do item oferecido pelo fornecedor.
E se o preço final ficar mais alto? O consumidor aceita pagar mais por um produto de mais qualidade, desde que ele atenda (ou até ultrapasse) suas expectativas. Portanto, vale mais a pena aumentar o preço final do que comprometer a qualidade do seu estabelecimento com matérias-primas de má qualidade.
Procure clientes e, se possível, faça uma visita
Em tempos tão digitais, fica muito mais fácil não apenas conferir a situação fiscal da empresa, como também conhecer antigos clientes. Eles podem informar com propriedade sobre a qualidade do produto, da entrega e do atendimento. Além disso, informam se já tiveram algum problema sério.
Outra dica é visitar pessoalmente a empresa. Assim, é possível analisar os processos de fabricação e as condições de trabalho do local.
Solicite mais de uma proposta
É sempre bom não ficar refém de apenas um fornecedor. Na hora de fazer suas pesquisas, peça orçamentos a diferentes empresas e trabalhe com aquelas que oferecem o melhor custo-benefício.
Acompanhe a prestação de serviço
A gestão de fornecedores é feita durante toda a cadeia de produção. Após escolher as empresas que vão fornecer os insumos, é essencial analisar se:
- a quantidade de produtos é compatível com o que foi solicitado;
- a entrega está de acordo com o prazo estipulado;
- os produtos estão dentro do prazo de validade;
Tenha um sistema de gestão
Um sistema de gestão controla automaticamente tudo o que entra e sai do seu restaurante. Com isso, fica mais fácil saber se o seu estoque está atualizado, se não faltam insumos, se os produtos que saem são os que estão há mais tempo no estoque, quais produtos giram mais rápido e se a quantidade trazida pelo fornecedor é suficiente para suprir as necessidades do seu negócio.
O próprio sistema faz um inventário automático do estoque, o que facilita todos os processos do seu restaurante.