seu conteúdo no nosso portal

Nossas redes sociais

Como uma cooperativa atua?

Saiba mais sobre os setores de atuação e o funcionamento dessa modalidade de negócio.

As cooperativas são modalidades de negócios que ocuparam sempre um lugar de destaque no Brasil. Porém, nos últimos anos isso foi potencializado. Elas são bem respeitadas no cenário empresarial e no mercado econômico.

Existem cooperativas de diversos setores, como o de crédito. A Unicred é uma delas. Inclusive, um de seus produtos, o Unicred Mastercard Black, é considerado o melhor cartão de crédito no quesito Loungekey (acesso às salas vips dos aeroportos).

O que é uma cooperativa?

Uma cooperativa, por definição, é uma associação de pessoas com interesses comuns, organizadas economicamente de forma democrática para prestar serviços aos seus cooperados, sem a intenção de lucrar com isso.

Para simplificar, podemos dizer que se tratam de sociedades comerciais e civis, sem fins lucrativos.

Setores de atuação das cooperativas no Brasil

As cooperativas atuam em diversos setores. No Brasil, são sete. Veja a seguir:

  • agropecuária;
  • consumo;
  • crédito;
  • infraestrutura;
  • produção de bens e serviços;
  • saúde;
  • transporte.

Funcionamento de uma cooperativa

O que diferencia uma cooperativa de uma empresa tradicional é exatamente o seu método de funcionamento, que se baseia nos princípios cooperativos. Saiba mais.

Os cooperados decidem

Alguns dos princípios de destaque do cooperativismo são a Participação Econômica e a Gestão Democrática. 

Na prática, isso significa que, para fazer parte de uma cooperativa, você precisa obter ao menos uma cota-parte, se tornando associado da instituição.

Dessa forma, conquista o direito de receber sobras no momento em que a cooperativa estiver obtendo resultados positivos e também o direito a voto.

Com isso, os cooperados se tornam verdadeiros donos da instituição cooperativa. E isso é demonstrado na prática, especialmente durante as sessões da Assembleia Geral.

A Assembleia Geral é o órgão supremo de uma cooperativa, formada por todo o corpo de cooperados, cada um deles com direito a um voto, de igual valor.

Ou seja, são os cooperados que decidem o futuro da cooperativa, definindo as políticas de distribuição dos resultados, escolhendo os conselheiros e evidentemente elegendo a diretoria, entre outras coisas.

Administração da cooperativa

Os membros da Diretoria ou do Conselho de Administração são eleitos pela Assembleia Geral de Cooperados.

Esse órgão tem poder decisório e é responsável por detectar as ameaças e as oportunidades do mercado, bem como definir os caminhos que devem ser seguidos pela cooperativa.

No entanto, a Diretoria ou o Conselho de Administração estão sempre sujeitos à Assembleia Geral de cooperados e por esse motivo têm que prestar contas a ela.

Presidente e diretores cuidam do dia a dia

Como funciona a cooperativa no dia a dia? As decisões do cotidiano da empresa, como definição de metas comerciais, contratação de pessoas, entre outros, são de responsabilidade da gestão executiva, formada pelos diretores e pelo presidente da instituição.

Transparência assegurada

O cooperativismo também preza pela transferência, além da democracia, tudo em prol do benefício de todos os seus cooperados.

Para garantir a transparência do funcionamento da cooperativa, a Assembleia Geral também elege um Conselho Fiscal, que fica responsável por fiscalizar constantemente os atos da Gestão Executiva e do Conselho Administrativo da cooperativa.

Funções cotidianas dos cooperados

Como mencionado anteriormente, um dos sócios da cooperativa é o cooperado e, por esse motivo, ele precisa se manter informado sobre o que ocorre na instituição.

Para isso, ele comparece nas reuniões da Assembleia Geral, vota quando há eleições e respeita as decisões tomadas pela comunidade.

Além disso, o cooperado também deve participar economicamente da cooperativa, tendo direito a receber possíveis sobras proporcionais quando os resultados forem positivos, visto que as cooperativas não têm fins lucrativos.

Benefícios para a comunidade

As cooperativas são dirigidas a atuar de modo sustentável, para gerar benefícios econômicos e sociais que favoreçam seus membros e auxiliem para o desenvolvimento das comunidades onde estão localizadas.

Compartihe

OUTRAS NOTÍCIAS

havendo o reconhecimento do tráfico privilegiado, oferecimento do acordo de não persecução penal deve ser possibilitado
Caução locatícia gera preferência de recebimento sobre a expropriação do imóvel
TRT-MG reconhece fraude à execução e mantém penhora sobre imóvel que teria sido vendido à irmã do devedor