seu conteúdo no nosso portal

Nossas redes sociais

Criança que perdeu mãe em acidente de trânsito será indenizada

A Transgrãos Ltda. foi condenada a indenizar em R$ 100 mil, por danos morais, uma menina que perdeu a mãe em decorrência de um acidente de trânsito provocado por um dos caminhões da empresa. A decisão é da 6ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), que impôs, também, pensão mensal, no valor de 2/3 do salário mínimo, até que a criança complete 25 anos, conforme voto de relatoria do desembargador Jeová Sardinha de Moraes (foto).

O colegiado manteve parcialmente sentença de primeiro grau, proferida na 2ª Vara Cível da comarca de Goiatuba, mediante recurso da parte ré. A defesa da Transgrãos contestou a responsabilidade no sinistro, os valores devidos e solicitou revisão dos juros de mora, antes arbitrados para incidirem desde a data do acidente – único ponto que mereceu reforma, no entendimento do relator.

“Não se mostra razoável admitir a fluência dos juros moratórios a partir de data anterior à prolação da sentença que liquida a obrigação, ou seja, que a torna objetivamente determinada e existencialmente certa, pois se o devedor ignora, por motivo alheio à sua vontade, o quantum debeatur (quantia devida), descabida sua ‘punição’ pela incidência de juros de mora”, salientou o magistrado.

Consta dos autos que o acidente aconteceu no dia 8 de janeiro de 2013, no quilômetro 151 da BR-020, próximo a Alvorada do Norte. Segundo boletim de ocorrência, o motorista que dirigia o caminhão da empresa perdeu o controle da direção, invadiu a pista contrária e colidiu frontalmente com o carro da mãe da criança. O veículo da mulher foi jogado para fora da estrada, desceu um barranco e, por fim, pegou fogo, causando a morte instantânea da condutora.

Segundo Jeová Sardinha de Moraes, as provas arroladas aos autos evidenciaram “a conduta negligente e imprudente do motorista do caminhão, máxime porque a cautela imposta pela lei, quanto ao dever de cuidado na condução (atenção e prudência) de veículos automotores visa, justamente, evitar situações que resultem na ocorrência de acidentes, tal como se verificou na hipótese em apreço”.

Compartihe

OUTRAS NOTÍCIAS

Alienação mental decorrente de Alzheimer pode ser reconhecida para isenção de imposto de renda
Justiça define que valores até 40 salários-mínimos para sustento da família são impenhoráveis
Detran-DF é condenado por erro em processo de transferência veicular