seu conteúdo no nosso portal

Nossas redes sociais

TRF4 nega indenização à ex-concessionária do estacionamento do Aeroporto Internacional Salgado Filho

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) negou indenização, na última semana, à Portocar Comercial de Veículos, empresa que explorou o estacionamento do Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, de 1998 a 2004.

A Portocar ajuizou ação na Justiça Federal contra a Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária) após o encerramento antecipado do contrato, firmado sem licitação. Por orientação do Tribunal de Contas da União, a Embraer foi obrigada a abrir concorrência pública e dispensar a autora.
Na ação, a empresa pediu, além da manutenção do contrato na época, o reembolso dos valores gastos com a melhoria do local.
Conforme a Infraero, o serviço não demanda maiores gastos e as melhorias feitas no estacionamento não teriam sido autorizadas, mas realizadas à revelia, como forma de forçar a prorrogação do contrato, em afronta à regra estabelecida pelo Tribunal de Contas da União que determina licitação.
A 5ª Vara Federal de Porto Alegre julgou a ação improcedente e a empresa apelou ao tribunal.
Segundo o desembargador federal Cândido Alfredo Silva Leal Junior, relator do processo, “os contratos mantidos pela autora com a Infraero não foram precedidos de licitação e o encerramento antecipado de um dos prazos seu deu por mera conveniência, não havendo qualquer ilegalidade a ser apontada”. Para o magistrado, “a autora não demonstrou quais teriam sido os ‘grandes’ investimentos despendidos para realização dos serviços”.

Compartihe

OUTRAS NOTÍCIAS

Pessoa com visão monocular obtém isenção do IPI na aquisição de veículo
Trabalhador que passa por desvio de função tem direito à diferença de salário entre os cargos
Embargos de declaração não são meio para reabrir questões de prova