seu conteúdo no nosso portal

Nossas redes sociais

Juiz determina que Ipesaúde e Cohidro publiquem a remuneração de seus servidores e empregados

O Juiz da 12ª Vara Cível da Comarca de Aracaju, Marcos de Oliveira Pinto, deferiu, nesta semana, duas liminares, nas Ações Civis Públicas (201311201953 e 201411200254), que determinam que a Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação de Sergipe – COHIDRO e o Instituto de Promoção e de Assistência à Saúde de Servidores Públicos – IPESAÚDE, no prazo de 20 dias úteis, a obrigação de divulgar de forma irrestrita e incondicional, em todos os meios de comunicação de que dispuser, especialmente no site das instituições, a lista individualizada e nominal da remuneração recebida por seus empregados, diretores e presidente, ocupantes de cargo, posto, graduação, função e emprego, incluindo auxílios, ajudas de custo, jetons e quaisquer outras vantagens pecuniárias, de maneira individualizada.

O magistrado sentenciante baseou o seu entendimento na prova documental encartada aos autos, que permitem o entendimento de que, de fato, se revela presente a verossimilhança do alegado. “As instituições, ao obstar a divulgação da lista individualizada e nominal da remuneração recebida por seus empregados em todos os meios de comunicação, acaba por transgredir o art. 5º, inciso XXXIII, da Constituição Federal”.

Ainda de acordo com o juiz, a conduta dos entes públicos desrespeitam o art. 5º da Lei Federal nº 12.527/2011, norma esta que também assegura o acesso à Informação. “A situação que se apresenta, portanto, exige o livre acesso da coletividade e órgãos de fiscalização às remunerações do empregados dos demandados de forma transparente, através de meio de comunicação de fácil acesso”, concluiu.

Compartihe

OUTRAS NOTÍCIAS

Pessoa com visão monocular obtém isenção do IPI na aquisição de veículo
Trabalhador que passa por desvio de função tem direito à diferença de salário entre os cargos
Embargos de declaração não são meio para reabrir questões de prova