seu conteúdo no nosso portal

Nossas redes sociais

Criança portadora de necessidades especiais terá acompanhamento específico em rede pública

Em decisão monocrática, a desembargadora Maria das Graças Carneiro Requi (foto) determinou que a Escola Estadual Doutor João Teixeira Júnior, do município de Posse, ofereça a uma criança portadora de necessidades especiais acompanhamento exclusivo com professora em sala de aula.

A menor já passou por mais de 70 cirurgias na boca e no nariz, que comprometeram sua capacidade de comunicação e, por isso, necessita de ajuda de fonoaudióloga e de docente específico para os estudos.

A criança sofre de papilomatose laringotraqueal congênita, que causa obstrução respiratória e dificuldades de fala, o que motivou o mandado de segurança impetrado por sua mãe, Marilene Antônia Lima Neves. Para a desembargadora, “a educação é direito de todos e dever do Estado”.

A magistrada citou o Artigo 208 da Constituição Federal, que prevê que o Poder Público ofereça atendimento especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino. “Assegurar o ensino, possibilitando a maior eficácia no aprendizado de crianças com necessidades especiais por meio da disponibilização de docentes de apoio constitui um dos desdobramentos da dignidade da pessoa”. (201293360724)

Compartihe

OUTRAS NOTÍCIAS

Trabalhador que passa por desvio de função tem direito à diferença de salário entre os cargos
Embargos de declaração não são meio para reabrir questões de prova
Negada indenização a transexual que teria sido impedida de usar banheiro feminino