seu conteúdo no nosso portal

Nossas redes sociais

Juiz determina que município de Iaciara forneça medicamento de alto custo a homem com leucemia

O juiz Alberto Moreira Côrtes Neto (foto), da comarca de Iaciara, determinou, nesta quarta-feira (22), que a Secretaria de Saúde do município forneça, imediatamente, a Jan Marques Feliciano Rodrigues, o remédio Glivec 400 miligramas. O medicamento, de alto custo, é recomendado para tratamento de leucemia mieloide crônica. Em caso de descumprimento, a multa diária é de R$ 10 mil.

Para o magistrado, a saúde é direito fundamental do ser humano, conforme prevê a Constituição. “A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantindo mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação”, ele disse, citando o artigo 196 da Carta Magna.

Portanto, o juiz observou que a negativa do remédio indicado para o tratamento de Jan fere o princípio da dignidade da pessoa humana. Para Alberto Neto, o não cumprimento de uma diretriz constitucional resulta no desvio de finalidade da administração pública municipal. “Portanto, o fornecimento e custeio devem ser mantidos pelo município de Iaciara, de forma ininterrupta, em cumprimento às diretrizes constitucionalmente estabelecidas”,

Compartihe

OUTRAS NOTÍCIAS

Pessoa com visão monocular obtém isenção do IPI na aquisição de veículo
Trabalhador que passa por desvio de função tem direito à diferença de salário entre os cargos
Embargos de declaração não são meio para reabrir questões de prova