seu conteúdo no nosso portal

Nossas redes sociais

Fábrica de cimento integra ação para ressocializar apenados em Canoinhas

Foi inaugurada nesta manhã (19/12), em Canoinhas, na Unidade Prisional Avançada – UPA, a “Extensão de Trabalho ‘Airton Hammerschmidt Jr.’”, uma fábrica de artefatos de cimento onde os detentos trabalharão, com direito a remissão de pena e remuneração, e cujos produtos serão destinados à construção e manutenção de vias públicas (meios-fios, lajotas, calçadas, entre outros) do município. O projeto de ressocialização foi deflagrado por meio de um convênio entre o Conselho da Comunidade, a Vara Criminal de Canoinhas, a Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania e a prefeitura da cidade.

O nome atribuído à extensão, Airton Hammerschmidt Jr., foi sugestão dos próprios agentes prisionais em homenagem a um colega, falecido em novembro de 2012 em um acidente rodoviário. Airton foi nomeado para assumir a direção da UPA no mesmo dia em que veio a falecer.De acordo com o atual administrador da unidade, João Renato Schiitter, cerca de 25 detentos irão trabalhar na fábrica.

A presidente do Conselho da Comunidade, advogada Sandra Mara Zacko, reforçou o sentido pedagógico da atividade, pela qual o apenado, além de aprender uma função, tem a chance de mostrar-se útil a colegas, familiares e sociedade à qual retornará após o cumprimento da pena.

O juiz Bernardo Augusto Ern, titular da 2ª Vara Cível de Canoinhas, ressaltou os esforços de todos os envolvidos no projeto, e manifestou sua crença de que a grande maioria dos reeducandos, tendo uma oportunidade, pode vir a alcançar uma reinserção social bem-sucedida. Já o diretor do foro e atual titular da Vara Criminal, juiz Márcio Schiefler Fontes, enalteceu o trabalho do colega à frente da unidade e expressou a expectativa de que não apenas os presos ganharão com o trabalho desenvolvido, mas sobretudo a comunidade.

Compartihe

OUTRAS NOTÍCIAS

Pessoa com visão monocular obtém isenção do IPI na aquisição de veículo
Trabalhador que passa por desvio de função tem direito à diferença de salário entre os cargos
Embargos de declaração não são meio para reabrir questões de prova