seu conteúdo no nosso portal

Nossas redes sociais

Mensalão: aberto mais um processo contra o ex-ministro José Dirceu

Justiça Federal em Brasília abriu o primeiro processo de improbidade administrativa contra o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu por conta do escândalo do mensalão.A ação, proposta pelo Ministério Público Federal em 2007, tem como objetivo recuperar valores desviados para favorecer parlamentares durante o governo Lula. Além de Dirceu, outras 20 pessoas são acusadas na denúncia do MP, entre elas, o deputado federal e ex-presidente do PT José Genoino (SP) e o ex-tesoureiro petista Delúbio Soares.

A decisão de acolher a denúncia e dar início ao julgamento da ação de improbidade foi tomada no início de maio pela 6ª Vara da JustiçaFederal, em Brasília. Na página da Justiça Federal na internet, o registro é de 13 de maio. O processo foi aberto após o Supremo Tribunal Federal ter publicado o acórdão do mensalão, em 22 de abril.

Enquanto o STF julgou a ação penal, a Justiça Federal vai avaliar se eles devem devolver o dinheiro desviado. No STF, Dirceu foi condenado a dez anos e dez meses de prisão por corrupção ativa e formação de quadrilha. Pelos mesmos crimes, Genoino foi sentenciado a seis anos e 11 meses e Delúbio, a oito anos e 11 meses.

Todos recorreram ao próprio STF contra a condenação.

A ação faz parte de um lote de denúncias propostas pelo Ministério Público Federal em 2007. Na época, os promotores desmembraram o caso, apresentando denúncias separadas por partido com parlamentares envolvidos no esquema.

 

Compartihe

OUTRAS NOTÍCIAS

havendo o reconhecimento do tráfico privilegiado, oferecimento do acordo de não persecução penal deve ser possibilitado
Caução locatícia gera preferência de recebimento sobre a expropriação do imóvel
TRT-MG reconhece fraude à execução e mantém penhora sobre imóvel que teria sido vendido à irmã do devedor