seu conteúdo no nosso portal

Nossas redes sociais

MPF obtém decisão favorável sobre vaga de quinto constitucional no TJ/MS

STJ entendeu que a vaga do quinto constitucional de órgão jurisdicional que passou a ter composição não múltipla de cinco é do Ministério Público

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) acatou entendimento do Ministério Público Federal (MPF) na quinta-feira, 2 de maio, referente ao Recurso Ordinário em Mandado de Segurança (RMS) 38.925/MS. O processo discute o direito do Ministério Público do Estado do Mato Grosso do Sul (MP/MS) à vaga do quinto constitucional no Tribunal de Justiça (TJ/MS).

O parecer foi elaborado pela subprocuradora-geral da República Gilda Carvalho e a subprocuradora-geral da República Darcy Vitobello fez a sustentação oral na 2ª Turma da Corte Superior. Segundo a análise do MPF, a 31ª vaga do TJ/MS, destinada ao quinto constitucional, deve ser provida por membro do MP/MS, sob o argumento de que o preenchimento da nova vaga começa pelo Ministério Público em virtude da precedência assegurada no texto constitucional e da aplicação do princípio da alternância.

Como a última vaga provida pelo quinto constitucional, em 28 de julho de 2008, foi preenchida por integrante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a vaga seguinte pertence ao MP/MS.

Quinto constitucional – De acordo com o art. 94 da Constituição Federal, “um quinto dos lugares dos Tribunais Regionais Federais, dos Tribunais dos Estados, e do Distrito Federal e Territórios será composto de membros do Ministério Público, com mais de dez anos de carreira, e de advogados de notório saber jurídico e de reputação ilibada, com mais de dez anos de efetiva atividade profissional, indicados em lista sêxtupla pelos órgãos de representação das respectivas classes”.

Compartihe

OUTRAS NOTÍCIAS

Trabalhador que passa por desvio de função tem direito à diferença de salário entre os cargos
Embargos de declaração não são meio para reabrir questões de prova
Negada indenização a transexual que teria sido impedida de usar banheiro feminino