seu conteúdo no nosso portal

Nossas redes sociais

CE aprova modificações na lei que regulamenta rádios comunitárias

Durante a reunião da Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE), os parlamentares aprovaram, nesta terça-feira (23/04), modificações na Lei nº 9.612/1998, que regulamenta rádios comunitárias.

O substitutivo oferecido ao PLS 72/2009 é relatado pelo senador Benedito de Lira (PP-AL) e mantém a obrigatoriedade das transmissões para atender a situações de guerra, calamidade pública e epidemias, bem como as transmissões previstas em lei.

Atualmente, as rádios comunitárias da Amazônia Ocidental são proibidas de transmitir a mesma programação de outras emissoras comunitárias da região. O texto aprovado autoriza as emissoras a executar o serviço de radiodifusão comunitária em municípios da região. Elas poderão veicular uma mesma programação simultaneamente. O conteúdo tem que ser exclusivamente jornalístico e/ou educativo, em benefício do desenvolvimento geral da comunidade, sem exceder o limite de uma hora diária.

No relatório, Benedito de Lira ressaltou que no caso específico da região da Amazônia Ocidental, poderia, excepcionalmente, admitir a transmissão de uma programação em comum entre as rádios comunitárias ali situadas. O senador defendeu ainda a aprovação do projeto de lei com maior limitação do tempo livre para operação em comum. “Entendo que uma hora diária cumpre a finalidade. Também considero necessário um aperfeiçoamento da redação do texto”.

O projeto será remetido à Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) para análise em decisão terminativa.

Audiência pública

Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia

A CE aprovou o requerimento de autoria do senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) para realização de audiência pública que vai debater os problemas nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, identificados em auditoria realizada pelo Tribunal de Contas da União (TCU).

Educação superior

A Comissão também aprovou mais duas outras audiências públicas. A primeira vai debater a validação dos diplomas dos brasileiros formados em Cuba e a convocação de médicos da Espanha, Portugal e Cuba para atuarem no Brasil.

Na outra audiência pública, o tema será os impasses e perspectivas da expansão da educação superior brasileira.

Reunião extraordinária

O presidente da CE, senador Cyro Miranda (PSDB-GO), convocou reunião extraordinária para esta quarta-feira (24/04), às 10h, para audiência pública que vai instruir o Projeto de Lei do Senado nº 159 de 2011, sobre a instituição do Dia Nacional de Doenças Raras.

Para a reunião foram convidados o presidente da Associação Maria Vitoria de Atenção aos Pacientes com Doenças Raras (AMAVI), Rogério Lima Barbosa, odiretor do Departamento de Ortopedia e Traumatologia – Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, Cláudio Santili, a presidente da Associação Brasileira Osteogenesis Imperfecta (ABOI), Kátia Ogawa, e o diretor Institucional do Instituto Baresi, Hugo Nascimento.

Compartihe

OUTRAS NOTÍCIAS

Pessoa com visão monocular obtém isenção do IPI na aquisição de veículo
Trabalhador que passa por desvio de função tem direito à diferença de salário entre os cargos
Embargos de declaração não são meio para reabrir questões de prova