seu conteúdo no nosso portal

Nossas redes sociais

Juiz solta homem acusado de tentar furtar uma camiseta do Inter

O juiz João Marcos Buch, titular da 2ª Vara Criminal de Joinville, relaxou a prisão de um homem acusado de furto tentado de uma camiseta do time de futebol S. C. Internacional, de Porto Alegre-RS, em uma grande loja daquela cidade.

       
   O juiz João Marcos Buch, titular da 2ª Vara Criminal de Joinville, relaxou a prisão de um homem acusado de furto tentado de uma camiseta do time de futebol S. C. Internacional, de Porto Alegre-RS, em uma grande loja daquela cidade. A decisão teve como base a aplicação do princípio da insignificância, bem como a ausência de lesividade da conduta para a vítima. O juiz assinalou que tal orientação justifica-se, ainda mais, quando se observa que o tipo penal resta composto de três elementos, quais sejam: a ação, o resultado e o nexo causal.
   “A existência de crime e eventual sanção consequente exige, assim, ao lado da ação e do nexo causal, a configuração de um resultado, que, na realidade, traduz-se na lesão a bem juridicamente protegido. Ou seja, ausente o resultado, não há conduta típica”, anotou. Outro ponto destacado pelo magistrado refere-se à dispendiosa e improfícua movimentação da máquina estatal para apuração de delitos de menor significância.
   “Na mesma proporção, verifica-se salutar o direcionamento destes recursos para o combate aos delitos que merecem de fato a reprovação penal”, ressaltou o juiz Buch (Autos n. 038.11.021685-4) – com informações da Assessoria de Imprensa da Associação dos Magistrados Catarinenses AMC.
 
 

Compartihe

OUTRAS NOTÍCIAS

Juiz de São Paulo será investigado por descumprir ordem do STJ
STJ admite voto de ministro que não viu sustentação oral presencial
Pescadora artesanal consegue auxílio seguro-defeso não concedido pelo INSS