seu conteúdo no nosso portal

Nossas redes sociais

Preso por homicídio pede extensão dos efeitos de liberdade concedida a mandante do crime

A defesa de F.P.S. ajuizou, no Supremo Tribunal Federal (STF), Habeas Corpus (HC) 106887 requerendo a mesma liberdade garantida a A.F. pelo Superior Tribunal de Justiça. F.P.S. e A.F. respondem na Justiça de Santos pelo crime de homicídio.

 
A defesa de F.P.S. ajuizou, no Supremo Tribunal Federal (STF), Habeas Corpus (HC) 106887 requerendo a mesma liberdade garantida a A.F. pelo Superior Tribunal de Justiça. F.P.S. e A.F. respondem na Justiça de Santos pelo crime de homicídio. A defesa sustenta que a prisão preventiva da corré foi revogada pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) e pede que os efeitos da decisão sejam estendidos ao acusado, tendo em vista a ausência do julgamento do mérito de outro HC no STJ, até o presente momento.
O acusado teve sua prisão preventiva decretada pela Vara do Júri da Comarca de Santos (SP) em fevereiro de 2008. Segundo a denúncia, F.P.S. teria praticado o crime de homicídio qualificado pela promessa de recompensa e praticado em concurso de pessoas (artigo 121, parágrafo 2º, incisos  I e IV, do Código Penal). Na denúncia é dito também que a corré A.F. foi a mandante do referido crime em análise, conduta, de acordo com a defesa, “imensamente mais grave do que a acusação que pesa ao paciente”.
Ocorre que a defesa afirma que em julho de 2009, o STJ concedeu o HC à corré, por força de ausência de fundamentação da prisão preventiva decretada, bem como o excesso de prazo para o fim da instrução criminal. Sustenta a defesa que “mesmo tendo sido acusado de praticar uma conduta muito mais branda do que a em tese praticada pela corré, ainda se encontra preventivamente preso, em flagrante injustiça”.
A defesa requereu ao STJ o pedido de extensão dos efeitos do HC que concedeu a liberdade para a corré A.F., até o julgamento do mérito, porém informa que o pedido foi protocolizado há mais de nove meses e ainda não foi analisado até o presente momento e F.P.S. continua aguardando em cárcere a apreciação do pedido, sustenta.
Dessa forma, a defesa pede no STF a concessão da liminar para que se estendam os efeitos do HC, julgado pelo STJ, que revogou a prisão preventiva da corré, no processo em que responde F.P.S., perante o Tribunal do Júri de Santos, tendo em vista a ausência do julgamento do mérito do pedido de extensão do HC perante o STJ, até o presente momento.
No mérito, requer a concessão da ordem definitiva, reconhecendo-se a ilegalidade da prisão preventiva de F.P.S., para que possa aguardar seu julgamento em liberdade. Argumenta ainda que caso seja aplicada a Súmula nº 691 do STF, que seja determinado o imediato julgamento do mérito do pedido de extensão no HC impetrado ao STJ.
 

Compartihe

OUTRAS NOTÍCIAS

Juiz de São Paulo será investigado por descumprir ordem do STJ
STJ admite voto de ministro que não viu sustentação oral presencial
Pescadora artesanal consegue auxílio seguro-defeso não concedido pelo INSS