seu conteúdo no nosso portal

Nossas redes sociais

Presidente do STF diz que Judiciário assume parcela de culpa pela miséria do sistema prisional

Mas é responsabilidade nossa também. Ninguém vai preso sem a nossa autorização", disse Mendes, que deixará a presidência do STF em abril.

Em tom de despedida, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, fez hoje (10) um [i]mea culpa[/i] e disse que o Judiciário também é responsável pelo que chamou de “miséria” do sistema penitenciário brasileiro.
Segundo ele, os magistrados deixaram de apontar apenas o Poder Executivo como único responsável pelo “quadro vergonhoso” em que se encontram as unidades prisionais e passaram a admitir sua parcela de responsabilidade.
“Diferentemente do que tem ocorrido em outros setores da vida pública, nós, do Judiciário, aprendemos a fazer autocrítica. Tínhamos a resposta pronta quando questionados sobre a miséria do sistema prisional: a responsabilidade é do Executivo. Mas é responsabilidade nossa também. Ninguém vai preso sem a nossa autorização”, disse Mendes, que deixará a presidência do STF em abril.
No lançamento do Anuário da Justiça, no Supremo, o presidente da Corte afirmou ainda que o Poder Judiciário aprendeu a firmar parcerias. “Precisamos sair do nosso casulo. Não temos a síndrome de resolver os problemas de forma isolada. Ninguém constrói nada sozinho”, disse.

Compartihe

OUTRAS NOTÍCIAS

Uso de celular pelo preso durante trabalho externo não configura falta grave
Sabesp indenizará morador por barulho excessivo em conserto de esgoto
Homem deve pagar dividendos à ex-esposa enquanto estiver na condição de sócio