seu conteúdo no nosso portal

Nossas redes sociais

Para OAB, memória da repressão no país está sendo entregue aos cupins

O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, Ophir Cavalcante, atribuiu hoje (26) ao descaso do governo o fato de 600 pastas e caixas de documentos secretos do extinto Departamento Estadual de Ordem Política e Social

O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, Ophir Cavalcante, atribuiu hoje (26) ao descaso do governo o fato de 600 pastas e caixas de documentos secretos do extinto Departamento Estadual de Ordem Política e Social (Deops), de épocas da repressão militar, terem sido encontradas abandonadas  e infestadas por cupins numa sala da Polícia Civil em Santos, litoral paulista. “Por falta de coragem do governo, estamos perdendo a história e a memória brasileira para os cupins”, lamentou Ophir,  lembrando que a OAB e diversas entidades da sociedade civil têm cobrado – inclusive no Supremo Tribunal Federal (STF) – a abertura e preservação dos arquivos da época da ditadura, como forma de resgate da história brasileira.
“A história brasileira não pode ser perdida por falta de respeito e de compromisso com a memória nacional”, acrescentou o presidente nacional da OAB. Para ele, o caso dos documentos do Deops encontrados abandonados em Santos constitui “descuido imperdoável e um descompromisso com a história; e a consequência disso é que o país está perdendo literalmente sua memória para os cupins”. Ele concluiu: “Isso é lamentável”.
 

Compartihe

OUTRAS NOTÍCIAS

TRF1 mantém sentença que obriga Caixa a indenizar cliente por roubo de joias sob sua posse
Apreensão de CNH e passaporte só é autorizada se motivar satisfação da dívida trabalhista
Pessoa com visão monocular obtém isenção do IPI na aquisição de veículo