seu conteúdo no nosso portal

Nossas redes sociais

Na defensoria, financiamento lidera queixas

As reclamações continuam muitas, mas não são mais as mesmas. O Núcleo de Defesa do Consumidor (Nudecon), da Defensoria Pública do Estado do Rio

As reclamações continuam muitas, mas não são mais as mesmas. O Núcleo de Defesa do Consumidor (Nudecon), da Defensoria Pública do Estado do Rio, completa duas décadas com uma mudança radical de perfil: as queixas relacionadas a serviços públicos, principalmente telefonia, foram superadas pelos problemas de crédito. Hoje, o setor financeiro representa 70% das mais de mil demandas encaminhadas ao Nudecon mensalmente.
“Não quer dizer que a telefonia melhorou, mas foram criados outros mecanismos, como os expressinhos, para tratar essas reclamações, que reduziram a chegada delas à defensoria”.
As queixas relacionadas ao crédito são um fenômeno ligado a bancarização, que deu acesso ao crédito as classes C, D e E, sem que elas tivessem uma educação financeira que lhes permitissem usar bem essa nova ferramenta – analisa a defensora pública Marcella Oliboni, coordenadora do Nudecon.
 
 

Compartihe

OUTRAS NOTÍCIAS

Servidora que cobrava por quitação eleitoral é condenada por improbidade administrativa
Alienação mental decorrente de Alzheimer pode ser reconhecida para isenção de imposto de renda
Justiça define que valores até 40 salários-mínimos para sustento da família são impenhoráveis