seu conteúdo no nosso portal

Nossas redes sociais

OAB irá ao Supremo contra Emenda do Calote dos Precatórios promulgada hoje

O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, Cezar Britto, afirmou há pouco que a entidade ajuizará nos próximos dias no Supremo Tribunal Federal (STF) a Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin)

 
 
O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, Cezar Britto, afirmou há pouco que a entidade ajuizará nos próximos dias no Supremo Tribunal Federal (STF) a Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) contra a Emenda Constitucional 62/09, promulgada hoje (08) pelo Congresso Nacional –  a anteriormente chamada PEC do Calote dos Precatórios. Ela cria novo sistema para pagamento desses débitos judiciais da União, Distrito federal, estados e municípios, o que em muitos casos poderá levar várias décadas para que o credor receba, ainda assim de forma aviltada. Para Britto, a agora Emenda do Calote dos Precatórios constitui “verdadeiro atentado à democracia”, ao desrespeitar a coisa julgada e passar por cima das decisões transitadas em julgados do Judiciário.
“Essa Emenda, fruto da famigerada PEC do Calote, rasga o título que deveria ser o mais seguro para todos: a coisa julgada; ela também  o leilão e transforma a sentença judicial em mercadoria podre”, sustentou o presidente nacional da OAB. Para ele, as inconstitucionalidades da emenda são gritantes e ela haverá de ser barrada pelo STF. Britto espera que diversas entidades da Magistratura, do Ministério Público , dos credores e da cidadania apóiem a iniciativa da OAB de ingressar com a Adin contra a Emenda da PEC do Calote nos próximos dias.

Compartihe

OUTRAS NOTÍCIAS

Servidora que cobrava por quitação eleitoral é condenada por improbidade administrativa
Alienação mental decorrente de Alzheimer pode ser reconhecida para isenção de imposto de renda
Justiça define que valores até 40 salários-mínimos para sustento da família são impenhoráveis