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Lei do SAC completa um ano com 43 empresas multadas em SP, diz Procon

Novas regras para o setor entraram em vigor em dezembro de 2008.

 
Um ano depois da entrada em vigor da chamada lei do SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor), 43 empresas já foram multadas pela Fundação Procon de São Paulo por descumprir a regulamentação. O valor das multas soma R$ 35 milhões.
Desde julho, quando o Procon divulgara o último balanço, outras 28 multas foram aplicadas, contra 23 empresas.
As maiores sanções nesses 12 meses de vigência da nova lei foram aplicadas contra empresas de telefonia (Telefônica, Claro, TIM e Vivo) e uma distribuidora de energia elétrica (AES Eletropaulo), que foram condenadas a pagar R$ 3,192 milhões cada uma. Reincidentes, Telefônica e Claro receberam duas multas no mesmo valor. As menores multas aplicadas foram de R$ 212,82.
A multa contra a Vivo e uma das multas contra a Claro foram aplicadas até julho e já haviam sido divulgadas pelo Procon.
O G1 está entrando em contato com as empresas e aguarda retorno.
Reclamações
Segundo o Procon, desde a implantação da lei até 30 de novembro, foram recebidas 7.335 denúncias de consumidores. Os setores mais reclamados foram os de telefonia (4.705), cartões (622) e TV por assinatura (588).
Já os maiores motivos de reclamação foram: contato com atendente demorou dois minutos (4849); consumidor teve que relatar o problemas mais de uma vez (3828); e ligação interrompida (3313).
 
 

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