seu conteúdo no nosso portal

Nossas redes sociais

Gari de Extremoz vai receber vencimentos atrasados

Um gari de Extremoz ganhou o direito de receber os vencimentos não pagos pelo município e também o 13º salário. Em 27 de julho de 1998, o servidor foi nomeado através de concurso e não recebeu durante alguns meses de 1999 e 2000

Um gari de Extremoz ganhou o direito de receber os vencimentos não pagos pelo município e também o 13º salário. Em 27 de julho de 1998, o servidor foi nomeado através de concurso e não recebeu durante alguns meses de 1999 e 2000 o respectivo salário.
De acordo com os desembargadores da 3ª Câmara Cível o recebimento da retribuição pecuniária pelo trabalho prestado à Administração configura direito dos servidores assegurado constitucionalmente (art. 7.°, X), tendo em vista que não se admite a prestação de serviço gratuito, o que configuraria violação ao Princípio Geral de Direito que veda o enriquecimento sem causa.
O relator do processo, desembargador Amaury Moura, disse que existe presunção de continuidade do serviço por não existir nenhum ato administrativo que comprove o rompimento do vínculo entre o serviçor e o muncípio, conforme termo de nomeação e contracheques, anexados aos autos.
“Convém ressaltar que nos termos do artigo 333, II, do Código de Processo Civil, caberia ao recorrente demonstrar a existência de fato impeditivo, modificativo ou extintivo do direito do apelado e, não tendo o Município arcado com este ônus probatório, presumem-se verdadeiros os fatos alegados na exordial”.
Os juros de atraso vão incidir a partir da citação nos termos do artigo 219 do Código de Processo Civil, a partir da data em que deveria ter ocorrido o efetivo pagamento da parcela.
 

Compartihe

OUTRAS NOTÍCIAS

Alienação mental decorrente de Alzheimer pode ser reconhecida para isenção de imposto de renda
Justiça define que valores até 40 salários-mínimos para sustento da família são impenhoráveis
Detran-DF é condenado por erro em processo de transferência veicular