seu conteúdo no nosso portal

Nossas redes sociais

Justiça condena responsáveis por torturar equipe do jornal O Dia

A organização Repórteres Sem Fronteiras (RSF) veio a público mostrar sua satisfação com a condenação dos três acusados pela tortura a equipe do jornal carioca O Dia, em maio de 2008.

A organização Repórteres Sem Fronteiras (RSF) veio a público mostrar sua satisfação com a condenação dos três acusados pela tortura a equipe do jornal carioca O Dia, em maio de 2008. Em nota, a entidade se disse “aliviada” com o julgamento da 1ª Vara Criminal de Bangu (RJ), que ocasionou em pena de 31 anos de prisão ao policial civil Odinei Fernandes da Silva e Davi Liberato de Araújo.
“A condenação dos dois cérebros desse caso, que provocou uma comoção considerável, constitui um passo fundamental na luta contra a impunidade, em um momento em que a segurança dos jornalista brasileiros continua a ser uma questão de atualidade (ler comunicado de 6 de agosto de 2009). Outros suspeitos, detidos no final de 2008, devem ainda ser julgados. Esta investigação revelou a grave cumplicidade que existe entre alguns elementos das forças da ordem e o crime organizado. Que a justiça seja feita representa um verdadeiro desafio de caráter nacional”, ressaltou a RSF.
Em 14 de maio de 2008, uma equipe do O Dia investigava a atuação de milícias na região do Realengo, quando foi capturada por integrantes do grupo paramilitar Águia e encaminhada à favela do Batan. No local, de acordo com a investigação, foram submetidos a sete horas de tortura, a base de socos, pontapés, choques elétricos e roleta russa.
Após o incidente, por temer novos ataques, dois dos profissionais do veículo procuraram refúgio fora do Rio de Janeiro. 
 

Compartihe

OUTRAS NOTÍCIAS

Donos de égua terão que indenizar criança que levou coice no rosto
TRF1 mantém sentença que obriga Caixa a indenizar cliente por roubo de joias sob sua posse
Apreensão de CNH e passaporte só é autorizada se motivar satisfação da dívida trabalhista