seu conteúdo no nosso portal

Nossas redes sociais

Prefeitos querem mudar formas de distribuição de recursos federais

Prefeitos da Associação dos Municípios do Médio Paranapanema (Amepar), que inclui 22 cidades da região de Londrina, se reuniram, na manhã desta quarta-feira (12), para propor a criação de um movimento nacional

Prefeitos da Associação dos Municípios do Médio Paranapanema (Amepar), que inclui 22 cidades da região de Londrina, se reuniram, na manhã desta quarta-feira (12), para propor a criação de um movimento nacional que visa obter mudanças na forma de participação dos municípios na distribuição dos recursos federais. Os prefeitos questionam a redução nos repasse, principalmente, o do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).
Segundo o presidente da Amepar e prefeito de Sabáudia, Almir Batista dos Santos, as mudanças passam pela aprovação de duas Propostas de Emenda Constitucional (PEC), uma do senador Osmar Dias (PDT) e outro criada pela própria Amepar, que visam, respectivamente, o repasse de 10% e 23,5% das contribuições referentes ao Cofins e o CSLL. A aprovação das PECs seria uma forma de compensar a redução do FPM (que é baseado na arrecadação do Imposto de Renda e do Imposto Sobre Produto Industrializado (IPI)). “Como medida prática desse encontro, queremos organizar as prefeituras do País para pressionar e invadir o Senado e sair de lá somente com a aprovação das PEC. Para tomarmos essa medida estamos só esperando o sinal verde dos senadores do Paraná”, comentou.
De acordo com Santos, os municípios que mais sofrem com a queda no repasse federal são os que têm população de até 70 mil habitantes, pois essas cidades não apresentam poucas fontes de renda e dependem, quase exclusivamente, dos recursos federais.
 
 

Compartihe

OUTRAS NOTÍCIAS

TRF1 mantém sentença que obriga Caixa a indenizar cliente por roubo de joias sob sua posse
Apreensão de CNH e passaporte só é autorizada se motivar satisfação da dívida trabalhista
Pessoa com visão monocular obtém isenção do IPI na aquisição de veículo