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Planos de saúde deixam a desejar em seu atendimento

Cerca de 9 milhões de usuários de planos de saúde individuais são atendidos atualmente por operadoras consideradas insatisfatórias pela própria Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

Cerca de 9 milhões de usuários de planos de saúde individuais são atendidos atualmente por operadoras consideradas insatisfatórias pela própria Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), órgão responsável pela regulação do setor. Representam 23% do total. Está na mesma situação outro 1,379 milhão de clientes de planos
odontológicos (ou 18%).
Esse grupo é atendido por empresas que tiveram o Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS) variando de 0 a 0,39 (em uma escala de 0 a 1, sendo este último o melhor patamar). Os dados estão no Programa de Qualificação da Saúde Suplementar, referentes a 2008 e divulgados ontem pela ANS. Segundo o diretor-presidente da agência, Fausto Pereira dos Santos, são essas operadoras que terão um foco maior da fiscalização.
Santos diz que os fatores que mais pesaram para as notas ruins foram a baixa capacidade econômica da operadora para arcar com os serviços e a má gestão da assistência aos usuários. Mesmo assim, a avaliação global do setor foi positiva, porque 77% dos beneficiários são atendidos por empresas com índice acima de 0,4. “Observamos que a cada ano tem aumentado o porcentual de beneficiários nas operadoras mais bem avaliadas”, diz Santos, destacando a concentração dos usuários no nível médio.
Cerca de 17,9 milhões de beneficiários dos planos médicos, quase 45,1% do total, têm contratos que ficaram na faixa entre 0,6 e 0,79 do IDSS. Só 104.087 pessoas contam com planos com avaliação no topo – entre 0,8 e 1.
Daniela Trettel, advogada do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), aplaude o fato de a ANS ter feito a avaliação e colocado os resultados à disposição do público. “As pessoas têm que saber qual é a situação das operadoras sempre, não só na hora de contratar o plano”, ressalta.
Porém, a advogada critica a postura da ANS diante dos resultados. “O fato de 80% das operadoras tirarem menos que 0,6 mostra claramente que as empresas estão desrespeitando as normas impostas pela própria ANS, já que a agência usou como critérios de avaliação apenas as regras que vigoram no mercado”, observa. “Portanto, a ANS deveria utilizar esse ranking para punir quem apresenta baixas notas. Mas, em vez disso, os dados foram apenas divulgados e nada foi feito.”
Critérios
Para pontuar as empresas, a ANS utilizou quatro critérios: a atenção dada à saúde, a situação econômico-financeira da operadora, a estrutura de atendimento e a satisfação dos clientes. A ênfase foi dada aos dois primeiros itens, que respondem por 80% da nota. Eles mensuram, respectivamente, a qualidade do serviço prestado e a garantia de atendimento que a empresa oferece aos associados – e foi justamente nesse segundo quesito que os planos de saúde mais derraparam.
“Ao avaliar a situação econômica da operadora, a ANS está ponderando se a empresa tem reservas financeiras suficientes para, em caso de quebra, continuar pagando os fornecedores e mantendo o atendimento aos segurados até que sua carteira de clientes seja transferida para outra operadora”, diz Pedro Fazio, consultor especializado no mercado de saúde suplementar. “Portanto, se muitas empresas estão com notas baixas nesse quesito a situação é preocupante.”
Para Santos, o aumento da concorrência e facilidades, como a possibilidade para os contratos firmados a partir de 1999 de trocar de plano sem carência (portabilidade), podem explicar o movimento em direção aos planos com melhor avaliação. Mas ele também destaca a valorização do índice pelas operadoras como instrumento de marketing. “Elas viram que pode ser um diferencial importante no mercado e passaram a ter mais preocupação com as avaliações.” A ANS não faz um ranking.
O QUE FAZER
Avaliação mostra que a maioria dos planos apresenta problemas. No caso das pequenas e médias operadoras, a situação se agrava
Por isso, antes de contratar um plano de saúde, embora as pequenas e médias em geral ofereçam planos mais baratos, convém não se ater apenas ao preço para fazer a escolha
Cheque a nota que a ANS atribui à empresa e verifique também as reclamações existentes contra a operadora no Procon. Evite dor de cabeça antes de contratar o plano
Depois de assinar o contrato, o cliente insatisfeito pode até usar a portabilidade para mudar de operadora sem cumprir carência, mas estará sujeito a uma série de regras que dificultam a migração
Só será possível mudar no aniversário do plano e para contratos de mesmo valor

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