seu conteúdo no nosso portal

Nossas redes sociais

Fatma obtém manutenção de posse de área da reserva do Sassafrás

A Justiça Federal concedeu à Fundação do Meio Ambiente (Fatma) de manutenção ou reintegração, se for o caso, de uma área pertencente à Reserva Biológica Estadual do Sassafrás, Médio-Vale do Itajaí, invadida por indígenas terra La-Klaño.

A Justiça Federal concedeu à Fundação do Meio Ambiente (Fatma) de manutenção ou reintegração, se for o caso, de uma área pertencente à Reserva Biológica Estadual do Sassafrás, Médio-Vale do Itajaí, invadida por indígenas terra La-Klaño. Segundo a Fatma, os indígenas e outras pessoas que não integram a etnia estariam cortando e retirando madeira da reserva com o uso de motosserras. A reserva foi criada por decreto estadual de 1977 e se destina à preservação total da fauna e da flora, sem intervenção humana.
A decisão foi proferida sexta-feira (10/7/2009) pelo juiz Selmar Saraiva da Silva Filho, que está respondendo pela Vara Federal de Mafra, onde a ação foi proposta. O juiz considerou que a Fatma provou ser proprietária da área, ao contrário da Fundação Nacional do Índio (Funai), que alegou ser a área de ocupação ancestral pelos indígenas. Uma ação em curso no Supremo Tribunal Federal está discutindo a nova demarcação e os limites da Reserva Indígena Ibirama – La Klaño.

Compartihe

OUTRAS NOTÍCIAS

Donos de égua terão que indenizar criança que levou coice no rosto
TRF1 mantém sentença que obriga Caixa a indenizar cliente por roubo de joias sob sua posse
Apreensão de CNH e passaporte só é autorizada se motivar satisfação da dívida trabalhista