seu conteúdo no nosso portal

Nossas redes sociais

Posto de SC terá que pagar multa por vazamento em lagoa

Após ser condenado ao pagamento pela Vara Federal de Tubarão/SC, o Auto Posto Cabeçudas recorreu ao tribunal.

A 3ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) manteve o auto de infração do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) contra posto de combustíveis que estaria poluindo a lagoa Imaruí, em Santa Catarina, com vazamento de óleo diesel. A decisão foi publicada na última semana (9/7) no Diário Eletrônico da Justiça Federal da 4ª Região.
Após ser condenado ao pagamento pela Vara Federal de Tubarão/SC, o Auto Posto Cabeçudas recorreu ao tribunal. A empresa alegou ausência de poluição significativa, bem como a desativação dos tanques que estariam vazando conforme laudo do Ibama.
O Instituto, ao autuar a empresa, relatou que haveria um vazamento incessante de óleo diesel há mais de um ano, causando poluição por infiltração no solo às margens da lagoa nos fundos do posto. A Lagoa Imaruí fica no município de mesmo nome, ao sul de Santa Catarina, e serve à população ribeirinha  através da extração de subsistência de camarão.
Após analisar a apelação, o relator do processo, desembargador federal Carlos Eduardo Thompson Flores Lenz, entendeu que deve prevalecer o princípio da precaução. Para ele, constatada a mínima poluição, as atividades têm que ser paralisadas para evitar impacto sobre o meio ambiente, causando danos na maior parte das vezes irreparáveis.

Compartihe

OUTRAS NOTÍCIAS

Donos de égua terão que indenizar criança que levou coice no rosto
TRF1 mantém sentença que obriga Caixa a indenizar cliente por roubo de joias sob sua posse
Apreensão de CNH e passaporte só é autorizada se motivar satisfação da dívida trabalhista