seu conteúdo no nosso portal

Nossas redes sociais

Jornal da Justiça destaca mutirão carcerário na Paraíba e acordo para conter desmatamento no Pará

Em apenas quatro dias, o mutirão carcerário na Paraíba já beneficiou 65 presos e analisou 450 processos.

Frigoríficos fecham acordo com o governo e o Ministério Público para conter desmatamento no Pará. Entre as cláusulas estão o reflorestamento das áreas degradadas, a moratória total do desmatamento por dois anos, o rastreamento eletrônico de animais e a fiscalização com auditoria independente. Outro destaque: Em apenas quatro dias, o mutirão carcerário na Paraíba já beneficiou 65 presos e analisou 450 processos. A expectativa é de que em 15 dias, todo o trabalho em João Pessoa esteja concluído. Acompanhe nesta edição, entrevista com o representante do Conselho Nacional de Justiça, juiz Douglas Melo Martins.
Confira ainda no Jornal da Justiça os detalhes sobre a abertura do 80º Encontro do Colégio Permanente de Presidentes de Tribunais de Justiça do Brasil, evento que acontece em Porto Velho (RO) e contou com a presença do presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Gilmar Mendes. Jornal da Justiça, nesta sexta-feira (10), entre 6h e 8h.
[b]Hora Legal: projeto de lei fortalece a Defensoria Pública
[/b]
Um projeto de lei aprovado pela Câmara dos Deputados reorganiza as Defensorias Públicas da União, do Distrito Federal e dos estados. É o PLP 28/07 que traz entre as propostas, modificar a nomenclatura, de Defensor Público da União para Defensor Público Federal, uma forma de evitar uma habitual confusão de que a carreira cuida dos interesses da União e não do cidadão que tem uma causa federal. Confira outros pontos de destaque do projeto, na entrevista com o sub-Defensor Público Geral da União, Dr. Leonardo Lorea Mattar. O Hora Legal também abordará a questão do reassentamento rural e da demarcação de terra indígenas de Pankararus, em Pernambuco. Hora Legal, nesta sexta-feira (10), a partir das 8 horas.
[b]A função das cooperativas habitacionais é tema do Justiça em Movimento
[/b]
Muitos brasileiros têm o sonho de comprar a casa própria. Dificilmente o bem é adquirido à vista, mas através de financiamentos oferecidos por bancos e financeiras. Outra possibilidade é ingressar em uma cooperativa habitacional. Confira no Justiça em Movimento desta sexta-feira (10), qual a função dessas cooperativas e também como ter certeza de que o sonho da casa própria não vai virar um pesadelo! A partir das 11h10.
[b]Direito Direto: o processo eleitoral no Distrito Federal
[/b]
O Brasil é formado por 26 estados federados e pelo Distrito Federal. Nos estados, o processo eleitoral permite ao cidadão eleger prefeitos, vereadores, além de governadores e deputados estaduais e federais, senadores e presidentes. Mas, não é isso que ocorre no Distrito Federal. A Constituição de 88 trouxe a modificação que passou a permitir que o eleitor do DF elegesse o seu representante no Executivo e também nos parlamentos federal e distrital. No entanto, ficou de fora a vontade do povo de escolher o Executivo da sua cidade. Entenda como funciona o processo eleitoral no Distrito Federal no Direito Direto desta sexta-feira (10), das 14h às 17h.
[b]Espaço Forense explica o Direito Alternativo
[/b]
O movimento do Direito Alternativo surgiu no início dos anos 90, por um grupo de operadores de Direito com objetivos comuns: produzir uma nova forma de perceber, interpretar e praticar a Ciência Jurídica. Entenda no programa desta sexta-feira o que é o direito alternativo e qual a sua aplicação na participação do advogado da União, professor de Direito Processual Civil e Introdução ao Estudo do Direito da Faculdade Integrada do Recife, Dr. Marco Aurélio Ventura e do procurador de Justiça no Rio Grande do Sul e professor universitário, Dr. Lênio Luiz Streck Rocha. Espaço Forense, nesta sexta-feira (10), a partir das 17h10.
[b]Radionovela “De ponta-cabeça” fala sobre os direitos das domésticas
[/b]
Quitéria é empregada doméstica na casa de Shirley, uma patroa que desconhece todos os direitos da funcionária. Mas, numa jogada do destino, tudo mudou: Shirley ficou pobretona e Quitéria descobriu que ganhou milhões na loteria. Para sobreviver, a ex-patroa terá que trabalhar para a ex-funcionária. Essa é a trama da radionovela “De ponta-cabeça”, que traz a tona questões sobre os direitos da empregada doméstica. Em nove horários: 5h50, 10h50, 13h50, 14h50, 17h50, 20h50, 23h50, 1h50, 3h50.
[b]Rádio Justiça
[/b]
Emissoras interessadas podem receber boletins diários produzidos pela Radioagência Justiça. Basta um cadastro no site. São jornais com as principais notícias do Judiciário transmitidos diariamente. 
A Rádio Justiça é sintonizada em 104,7 MHz, no Distrito Federal, pelo satélite ou pelo site www.radiojustica.jus.br.

Compartihe

OUTRAS NOTÍCIAS

Donos de égua terão que indenizar criança que levou coice no rosto
TRF1 mantém sentença que obriga Caixa a indenizar cliente por roubo de joias sob sua posse
Apreensão de CNH e passaporte só é autorizada se motivar satisfação da dívida trabalhista