seu conteúdo no nosso portal

Nossas redes sociais

1ª Turma julga 4552 processos no primeiro semestre de 2009

O presidente da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Carlos Ayres Britto, registrou que no primeiro semestre de 2009, a Turma julgou 4.552 processos.

O presidente da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Carlos Ayres Britto, registrou que no primeiro semestre de 2009, a Turma julgou 4.552 processos. Na tarde de hoje (30) foi realizada a última sessão do primeiro semestre deste ano, antes do início do recesso de julho.
O Supremo é composto por duas Turmas formadas por cinco ministros, cada uma, que se reúnem todas às terças-feiras. O Regimento Interno do STF dispõe sobre a competência (artigos 9 a 11) e as sessões das Turmas (artigo 147 a 150).
[b]Ausência
[/b]
De acordo com Ayres Britto, o número de julgados do colegiado “claro que teria sido acrescido e, por certo substancialmente, se o ministro Menezes Direito desse sequência ao seu ofício judicante aqui no em nosso meio”. O presidente da Primeira Turma lembrou que Menezes Direito está enfermo e que, em razão de uma cirurgia, precisou requerer seu licenciamento.
“Todos nós fazemos votos para que sua excelência retorne o mais breve possível ao nosso convívio e dê sequência na sua proficiente trajetória de ministro do Supremo Tribunal Federal”, disse o ministro Carlos Ayres Britto.
[b]Agradecimento
[/b]
Ele agradeceu a colaboração de todos e pelo entendimento de “altíssimo nível” mantido durante as sessões. “Eu, estreando como presidente da Turma, me senti sempre muito a vontade, tudo foi discutido com toda franqueza”, revelou o ministro. Segundo ele, foi dada sequência à “excelente tradição de racionalidade, produtividade, entendimento, de amistosidade deixada pelos ministros que passaram pela Presidência dessa Corte e o mais recente deles não foi outro senão o ministro Marco Aurélio”.
[b]Rodízio na presidência das Turmas
[/b]
Em sessão administrativa realizada no dia 19 de junho de 2008, os ministros do Supremo decidiram que a partir de dezembro daquele mesmo ano, os presidentes das Turmas teriam mandato de um ano. Proposta de emenda regimental modificou essa regra, antes vitalícia, para um sistema de rodízio. A mudança foi sugerida pelos presidentes da Primeira Turma, ministro Marco Aurélio, e da Segunda Turma, ministro Celso de Mello.
Segundo a nova norma do Regimento Interno do STF, o ministro que for indicado a ocupar a presidência da Turma toma posse na mesma data de sua escolha. Em eventual necessidade, como por exemplo em razão de exoneração, aposentadoria voluntária e aposentadoria compulsória, ocupa o posto, interinamente, o ministro mais antigo. Este, poderá recusar desde que seja antes da proclamação.

Compartihe

OUTRAS NOTÍCIAS

Donos de égua terão que indenizar criança que levou coice no rosto
TRF1 mantém sentença que obriga Caixa a indenizar cliente por roubo de joias sob sua posse
Apreensão de CNH e passaporte só é autorizada se motivar satisfação da dívida trabalhista