seu conteúdo no nosso portal

Nossas redes sociais

TJMG agiliza exames de DNA

Projeto será lançado na próxima terça-feira, dia 7 de abril

Projeto será lançado na próxima terça-feira, dia 7 de abril
Em parceira com a Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais, o Tribunal de Justiça lança, na próxima terça-feira, 7 de abril, às 17h, o projeto “Pai Presente” com o objetivo de realizar exames de DNA, nas ações investigatórias e negatórias de paternidade e maternidade em que as partes sejam beneficiárias da Assistência Judiciária. O evento será realizado no auditório do TJMG – rua Goiás, 253, 3º andar.
A escolha do laboratório da UFMG obedeceu aos requisitos, como a possibilidade de promover a coleta de material tanto na capital quanto no interior, nas diversas comarcas do Estado, por meio de parcerias com laboratórios locais.
Com o fechamento de mais essa parceira, o Tribunal de Justiça pretende, desde logo, solucionar a grande demanda reprimida de solicitação de exames de DNA – mais de 6 mil – através do agendamento e da coleta desses casos represados desde maio de 2008.
Atendida essa demanda acumulada ao longo de quase um ano, a proposta do projeto é de reduzir o prazo entre o ingresso do pedido, a data para a coleta do exame de DNA e a audiência para divulgação do resultado. Sua execução permite, com maior segurança, um reconhecimento espontâneo da paternidade/maternidade pelas partes e subsidiar os juízes com uma prova científica para formação do convencimento.
A aplicação, desenvolvimento e coordenação do projeto estará a cargo do TJMG através da Coordenação do DNA pela Terceira Vara de Família da comarca de Belo Horizonte.

Compartihe

OUTRAS NOTÍCIAS

STJ admite voto de ministro que não viu sustentação oral presencial
Pescadora artesanal consegue auxílio seguro-defeso não concedido pelo INSS
Anulada a decisão do INSS que suspendeu pensão por morte a filha maior e com deficiência mental