seu conteúdo no nosso portal

Nossas redes sociais

PR pede vaga de parlamentar deixada por Clodovil Hernandez

O PR – Partido da República, ajuizou no Supremo Tribunal Federal (STF) Mandado de Segurança (MS 27938), com pedido de liminar, questionando a posse de Paes de Lira (PTC) como deputado federal, na vaga de Clodovil Hernandez.

O PR – Partido da República, ajuizou no Supremo Tribunal Federal (STF) Mandado de Segurança (MS 27938), com pedido de liminar, questionando a posse de Paes de Lira (PTC) como deputado federal, na vaga de Clodovil Hernandez, morto recentemente em consequência de AVC (Acidente Vascular Cerebral).
De acordo com o MS – que chegou ao Supremo nesta terça-feira (31) e foi distribuído para o ministro Joaquim Barbosa –, como o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) reconheceu a existência de justa causa para Clodovil ter deixado o PTC e ingressado nas fileiras do PR, uma semana antes de seu falecimento, a vaga deveria ser reservada para o Partido da República.
Com esse entendimento, de que a vaga deveria ficar com o primeiro suplente do PR, conforme lista de suplência emitida pela Justiça Eleitoral, diz a legenda, o PR chegou a fazer o pedido para o presidente da Câmara dos Deputados, para que fosse dada posse a seu suplente, mas teve o pleito indeferido.
“O ato praticado importou violação a direito líquido e certo do impetrante de manter sua vaga naquela Casa Legislativa, dando ensejo à presente impetração”, sustenta o partido. Isso porque quando decidiu declarar justa causa para a mudança de partido de Clodovil, o TSE confirmou que o mandato passou a pertencer ao PR. Assim, com o falecimento do deputado paulista, a vaga deveria ser preenchida pelo 1º suplente do Partido da República.

Compartihe

OUTRAS NOTÍCIAS

Juiz de São Paulo será investigado por descumprir ordem do STJ
STJ admite voto de ministro que não viu sustentação oral presencial
Pescadora artesanal consegue auxílio seguro-defeso não concedido pelo INSS