seu conteúdo no nosso portal

Nossas redes sociais

TRT e AGU celebram parceria para intercâmbio de dados por meio eletrônico

O TRT da 15ª e a Advocacia-Geral da União (AGU) celebraram na tarde desta sexta-feira (13/2) Termo de Cooperação para o intercâmbio, por meio eletrônico, de informações e documentos de interesse recíproco.

O TRT da 15ª e a Advocacia-Geral da União (AGU) celebraram na tarde desta sexta-feira (13/2) Termo de Cooperação para o intercâmbio, por meio eletrônico, de informações e documentos de interesse recíproco. O Termo foi assinado pelo presidente do Tribunal, desembargador federal do trabalho Luiz Carlos Cândido Martins Sotero da Silva, e pelo advogado-geral da União substituto, Evandro Costa Gama, e visa coordenar esforços conjuntos no sentido de propiciar a crescente informatização do processo judicial. O convênio entrará em vigor, por prazo indeterminado, a partir de sua publicação no Diário Oficial da União, o que deverá ocorrer em até 30 dias após a data de assinatura do termo, segundo cláusula do próprio documento.
[b]Mão dupla[/b]
De acordo com o Termo, o TRT da 15ª se compromete a disponibilizar à AGU os dados, as informações e os documentos eletrônicos relativos aos processos judiciais em que figurem como parte, interveniente ou terceiro interessado a União e suas autarquias e fundações, bem como as empresas públicas federais. Por sua vez, a AGU remeterá ao Tribunal, também por meio eletrônico, o mesmo tipo de conteúdo, no que diz respeito aos processos judiciais em que atua.
A parceria inclui o envio e recebimento dos dados identificadores do processo judicial, como número, origem, tipo, assunto, nome completo e número de documento das partes e de seus respectivos advogados, valor da causa, data de ajuizamento etc. Abrange também todos os documentos e peças processuais digitalizados ou produzidos por meio eletrônico, os andamentos atualizados dos processos e as informações sobre valores depositados em cumprimento de decisões judiciais, discriminados por beneficiário e data em que o depósito ocorreu.
O presidente do TRT destacou que a parceria firmada com a AGU vai ao encontro dos projetos que o Judiciário tem desenvolvido no sentido de conquistar maior celeridade e efetividade. Entre esses projetos, o desembargador Sotero destacou o Sistema Unificado de Administração de Processos da Justiça do Trabalho (SUAP-JT), de cuja implantação a 15ª Região será a pioneira, em nível nacional, com o lançamento do Sistema no Fórum Trabalhista de Paulínia, no próximo 1º de Maio. Já o advogado-geral da União substituto ressaltou que, além de todas as vantagens do ponto de vista tecnológico, o convênio com o Tribunal propiciará economia de papel, com repercussão na preservação do meio ambiente.
Evandro Costa Gama afirmou ainda que a AGU tem interesse em firmar o convênio com todos os tribunais do País. O TRT da 15ª é o quinto tribunal a firmar esse tipo de parceria com a AGU, sendo o segundo na esfera trabalhista. Também já celebraram o convênio o TRT da 13ª Região (PB), o Tribunal Regional Federal (TRF) da 5ª Região, o Tribunal de Justiça de Pernambuco e o próprio Supremo Tribunal Federal.
Acompanharam a assinatura do Termo o juiz auxiliar da presidência do TRT, Edson Pelegrini; o advogado da União Manoel Dantas, gerente de Tecnologia da Informação da AGU; a procuradora regional federal da 3ª Região (SP e MS), Sofia Mutchnik; o procurador seccional federal em Campinas, Fábio Munhoz; e o procurador seccional da União em Campinas, Paulo Hungria Neto.

Compartihe

OUTRAS NOTÍCIAS

Juiz de São Paulo será investigado por descumprir ordem do STJ
STJ admite voto de ministro que não viu sustentação oral presencial
Pescadora artesanal consegue auxílio seguro-defeso não concedido pelo INSS