seu conteúdo no nosso portal

Nossas redes sociais

STJ profere 2.133 decisões durante o recesso

Durante o período do recesso jurídico, o Superior Tribunal de Justiça proferiu 2.133 decisões e despachos.

Durante o período do recesso jurídico, o Superior Tribunal de Justiça proferiu 2.133 decisões e despachos. De 20 de dezembro a 31 de janeiro, os tribunais superiores julgam somente as medidas de caráter urgente, como pedidos de liminar em medida cautelar e em habeas-corpus, suspensões de segurança, conflitos de competência e outros expedientes que não podem esperar a reabertura do ano judiciário.

Como de costume, durante o mês de janeiro, nos tribunais superiores, o habeas-corpus é o que predomina entre os processos que dão entrada no Tribunal. De um total de 3.050 que chegaram à Presidência do STJ no final de dezembro e no mês de janeiro, 2.094 eram habeas-corpus. Em segundo lugar, estão os pedidos de homologação de sentença estrangeira (233) e as cartas rogatórias (199), que não são urgentes. São também proferidos muitos despachos em pedidos para o reconhecimento de justiça gratuita.

Durante o recesso jurídico, responderam pelo STJ o presidente, ministro Cesar Asfor Rocha, o vice-presidente, ministro Ari Pargendler, e os ministros Nilson Naves e Hamilton Carvalhido, respectivamente diretor-geral da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados e corregedor-geral da Justiça Federal.

O ano judiciário foi aberto segunda-feira (2) com sessão da Corte Especial. Nesta quarta-feira (4), haverá sessão ordinária da Corte Especial, às 14h.

Compartihe

OUTRAS NOTÍCIAS

Juiz de São Paulo será investigado por descumprir ordem do STJ
STJ admite voto de ministro que não viu sustentação oral presencial
Pescadora artesanal consegue auxílio seguro-defeso não concedido pelo INSS