seu conteúdo no nosso portal

Nossas redes sociais

Magistrado é homenageado em Betim

As particularidades do processo civil estão sendo debatidas em um seminário na comarca de Betim.

As particularidades do processo civil estão sendo debatidas em um seminário na comarca de Betim. O desembargador Ernane Fidelis dos Santos, padrinho do evento, foi homenageado na solenidade de abertura. O seminário é promovido pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), por meio da Coordenação de Formação Permanente do Interior (Cofint) da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef), pela Prefeitura Municipal de Betim, pela Procuradoria-Geral do município de Betim e pela 82ª subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MG)/Betim.

O presidente do TJMG, desembargador Sérgio Resende, entregou uma placa comemorativa ao homenageado. O desembargador Ernane Fidelis também recebeu homenagens da Prefeitura Municipal de Betim e da Associação dos Magistrados Mineiros (Amagis). No discurso de abertura, o 2º vice-presidente do TJMG e superintendente da Ejef, desembargador Reynaldo Ximenes Carneiro, destacou a importante contribuição de Ernane Fidelis para o Judiciário.

Reynaldo Ximenes Carneiro elogiou a trajetória do magistrado, que é, em sua opinião, um dos maiores processualistas do Brasil. “Por longos anos ele tem servido ao TJMG, com desassombro e talento, derramando, seja em suas decisões, seja em suas obras jurídicas, lições que nos têm arrebatado com força e autoridade inquestionável”, afirmou. O superintendente da Ejef lembrou que a homenagem feita a Ernane Fidelis é justa e oportuna: “Ele é um homem preocupado, como sempre foi, com a efetividade do processo. Penso que, modestamente, contribui a Ejef para reafirmar o reconhecimento de toda a magistratura à figura desse desembargador, de quem temos a honra de ser contemporâneos na atividade judicante”.

Para o desembargador Ernane Fidelis, a noite foi memorável. “Fico muito alegre e me sinto honrado com a homenagem, que até me deixa constrangido. Fico me perguntando se mereço tudo isso”, afirmou. O magistrado disse que se a homenagem tivesse sido feita tempos atrás, talvez ele a recebesse com orgulho e vaidade, sentimentos que não tem nos dias atuais. “Recebo com a maior das humildades. Sinto-me confortado com o sentimento de que possa ter feito alguma coisa que trouxe benefícios, embora tenha a absoluta certeza de que meu trabalho foi insignificante e pequeno”, disse. Depois de discursar, Ernane Fidelis proferiu uma palestra sobre a evolução do instituto da tutela antecipada.

O prefeito de Betim, Carlaile Pedrosa, também prestou suas homenagens ao desembargador Ernane Fidelis, lembrando que ele é um dos magistrados mais respeitados do Estado, autor de vasta obra literária. “Com seu trabalho, ele ajudou a ressaltar o espírito do Estado Democrático de Direito, promovendo a aproximação do Poder Judiciário com a sociedade. É uma pessoa que, sem dúvida, merece toda a nossa consideração, pela sua grandeza de espírito e seu senso de justiça”, afirmou.

Autoridades

Também estavam presentes na abertura do seminário o vice-corregedor-geral de Justiça, desembargador Alvim Soares, o presidente da Amagis, juiz Nelson Missias de Morais, o diretor do Foro de Betim, juiz Jorge Paulo dos Santos, o presidente da 82ª subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MG)/Betim, Carlos Alberto Venâncio, o presidente da Câmara Municipal de Betim, vereador Divino Lourenço da Silva, o procurador-geral do município de Betim, Oscar Diniz Resende, e o deputado federal Ciro Pedrosa. Também estiveram no local magistrados, advogados e pessoas da comunidade.

A Justiça do Direito Online

Compartihe

OUTRAS NOTÍCIAS

Pendência de trânsito em julgado impede detração de pena, decide TJ-SP
Juiz de São Paulo será investigado por descumprir ordem do STJ
STJ admite voto de ministro que não viu sustentação oral presencial