seu conteúdo no nosso portal

Nossas redes sociais

Concurso para oficiais da PM de Roraima pode prosseguir

Decisão do presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Cesar Asfor Rocha, garante o prosseguimento do concurso para admissão ao Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar de Roraima.

Decisão do presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Cesar Asfor Rocha, garante o prosseguimento do concurso para admissão ao Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar de Roraima.

O concurso público 002/2008 estava suspenso por força de uma liminar concedida pelo Tribunal de Justiça estadual, o que levou o estado de Roraima a pedir suspensão no STJ. Alega, para tanto, que anular ou suspender o concurso devido a um único candidato que sequer figura entre os cem primeiros aprovados significa atrasar a formação dos 20 primeiros aprovados, que, após o julgamento do processo, terão de ser, necessariamente, encaminhados para outro estado. Essa suspensão, a seu ver, provoca lesão à ordem e à economia públicas.

Ainda segundo o estado, a liminar foi deferida sob o argumento de que o gabarito poderia ser preenchido a lápis, quando a instrução do caderno de provas e do próprio edital determinou que ele fosse preenchido a caneta e, adicionalmente, a lápis. “Na redação das instruções da prova – afirma –, está claro que nunca poderia haver o preenchimento exclusivamente a lápis.”

O ministro Cesar Asfor Rocha entendeu não ser razoável suspender um concurso público que já demandou gastos com a publicação de edital, inscrições dos concorrentes, realização e correção das provas e divulgação do resultado devido ao inconformismo de um único candidato em detrimento dos demais e de toda a sociedade, que precisa de maior segurança. O ministro ressaltou, ainda, o fato de o concurso destinar-se a ampliar o contingente da Polícia Militar de Roraima.

Para o ministro, ficou evidente o prejuízo financeiro do estado e o risco de lesão à segurança pública.

 

A Justiça do Direito Online

Compartihe

OUTRAS NOTÍCIAS

Justiça absolve empresário de crime tributário por ausência de dolo
Pendência de trânsito em julgado impede detração de pena, decide TJ-SP
Juiz de São Paulo será investigado por descumprir ordem do STJ