seu conteúdo no nosso portal

Nossas redes sociais

Plenário do TSE estende ao vice impedimento de terceira candidatura

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) estendeu ao candidato a vice o impedimento de concorrer ao cargo pela terceira vez, depois de exercer dois mandatos consecutivos. O Plenário do TSE julgou, nesta terça-feira (15), Consulta feita pelo deputado federal Natan Donadon (PMDB-RO) sobre a matéria.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) estendeu ao candidato a vice o impedimento de concorrer ao cargo pela terceira vez, depois de exercer dois mandatos consecutivos. O Plenário do TSE julgou, nesta terça-feira (15), Consulta feita pelo deputado federal Natan Donadon (PMDB-RO) sobre a matéria. Por unanimidade, os ministros acompanharam o voto do relator da Consulta (Cta 1557), ministro Felix Fischer (foto).

“Ao ocupante de dois mandatos consecutivos é vedado se candidatar a um terceiro mandato”, sustentou o ministro-relator no voto aprovado pelo Pleno.

A Consulta foi formulada ao TSE nos seguintes termos: “Fulano de Tal concorreu ao cargo de vice-prefeito nas eleições do ano de 2000, tomou posse em 01.01.2001, tendo como candidato a prefeito o senhor Beltrano. Concorreu novamente ao cargo de vice-prefeito nas eleições de 2004, tomando posse em 01.01.2005, tendo como candidato a prefeito o senhor Ciclano. Concorrendo portanto ao cargo de vice-prefeito duas vezes seguidas”. “Poderá após dois mandatos consecutivos, o referido cidadão candidatar-se novamente ao cargo de vice-prefeito?”, indaga o deputado.

Os ministros Caputo Bastos, Marcelo Ribeiro, Ricardo Lewandowski e Ari Pargendler votaram com o ministro Felix Fischer no sentido de responder negativamente ao questionamento.

Legislação

De acordo com o artigo 23, inciso XII, do Código Eleitoral, cabe ao TSE responder às consultas sobre matéria eleitoral, feitas em tese por autoridade com jurisdição federal ou órgão nacional de partido político. A consulta não tem caráter vinculante, mas pode servir de suporte para as razões do julgador.

Compartihe

OUTRAS NOTÍCIAS

Justiça absolve empresário de crime tributário por ausência de dolo
Pendência de trânsito em julgado impede detração de pena, decide TJ-SP
Juiz de São Paulo será investigado por descumprir ordem do STJ