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Volks anuncia que fará recall do Fox

A Volkswagen assinou nesta segunda-feira (14) junto ao Ministério da Justiça e a órgãos de defesa do consumidor, um termo de ajustamento de conduta que prevê o recall de todos os modelos Fox já fabricados, readequando o mecanismo do rebatedor do banco traseiro.

A Volkswagen assinou nesta segunda-feira (14) junto ao Ministério da Justiça e a órgãos de defesa do consumidor, um termo de ajustamento de conduta que prevê o recall de todos os modelos Fox já fabricados, readequando o mecanismo do rebatedor do banco traseiro.

Na decisão, a empresa se compromete a convocar o recall e apresentar, em até 30 dias, prorrogáveis por mais 30, uma proposta técnica para que a operação de rebatimento torne-se segura. A Volks também deve fazer uma campanha na mídia alertando os consumidores sobre o risco que o produto apresenta, bem como as medidas preventivas que devem tomar.

Desde o lançamento do Fox, em 2003, já foram vendidas 477 mil unidades. O acordo ainda determina que os carros já fabricados e ainda não vendidos, estejam eles no pátio ou na concessionária, devem ter o sistema modificado antes de serem postos à venda. (veja ao lado vídeo sobre o problema do Fox).

Ainda de acordo com o termo, a empresa recolherá ao Fundo Federal de Defesa de Direitos Difusos contribuição voluntária de R$ 3 milhões.

Com o acordo, fica arquivado o processo administrativo aberto pelo DPDC e os processos administrativos abertos pelo Ministério Público Federal e por ministérios públicos de diversos Estados, como São Paulo e Santa Catarina.

Entenda o caso

Pelo menos oito consumidores tiveram parte dos dedos decepados e 14 ficaram feridos após manusear peça instalada no banco traseiro para ampliar ou diminuir o espaço do porta-malas.

Em comunicados enviados à imprensa anteriormente, a empresa havia afirmado que é segura a operação do sistema de rebatimento do banco traseiro do Fox – que se constitui em afastar ou aproximar o encosto do assento traseiro para aumentar ou diminuir o tamanho do porta-malas – desde que sejam seguidas as instruções contidas no Manual do Proprietário.

Em fevereiro, a Volks passou a disponibilizar um anel de borracha para ser instalado no cabo de tração para destravamento do encosto do banco traseiro, cobrindo totalmente a argola de metal que feriu os proprietários.

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