seu conteúdo no nosso portal

Nossas redes sociais

Cartões do governo: são comuns os gastos e saques nos feriados e finais de semana

Portal da Transparência mostra que são comuns os gastos e saques nos feriados e finais de semana. Criado para dar suporte a despesas de urgência, o cartão corporativo do governo tem sido usado com freqüência nos finais de semana e feriados. As informações estão no Portal da Transparência, da Controladoria-Geral da União (CGU). Os gastos normalmente são realizados em períodos de viagem do servidor, mas há casos em que as compras ou saques se dão na cidade de domicílio do funcionário. O governo não tem um balanço dos valores movimentados nesses dias. O ministro-chefe da CGU, Jorge Hage, diz que o procedimento não é irregular a princípio, mas depende da forma de utilização do cartão.

Um grupo de servidores do Centro de Seleção e de Promoção de Eventos (Cespe) da Universidade de Brasília fez, no ano passado, 41 saques com o cartão corporativo em fins de semana, principalmente nos dias 11 e 25 de agosto. “Em 2007, o Cespe foi responsável pela realização de 174 eventos, entre concursos, processos seletivos, avaliações de sistemas educacionais e de programas, envolvendo mais de 10 milhões de participantes e aplicação de provas em mais de três mil municípios”, argumenta a instituição. O Cespe não explicou um saque de R$ 500, 00 feito no feriado do dia 15 de novembro de 2007, quando o centro estava fechado.

Também no final da semana, um funcionário do Ministério do Esporte foi às compras em um mercado de frutas e em uma papelaria, onde foram gastos R$ 122,10 em 14 de julho. A instituição justificou que, como era período de realização dos Jogos PanAmericanos, o ministério montou uma estrutura no Rio de Janeiro, cujas despesas eram pagas com cartão. A desse dia correspondia à aquisição de cinco galões de água mineral e material de expediente. Normalmente, segundo o ministério, a aquisição desse tipo de produto é feita por meio de licitação.

Compartihe

OUTRAS NOTÍCIAS

Homem é condenado a devolver dinheiro após aplicar golpe do namoro
Justiça determina que Município conceda auxílio-aluguel a vítima de violência doméstica em Manaus
Justiça afasta Tabela Price e capitalização mensal de juros em contrato de imóvel com construtora