seu conteúdo no nosso portal

Nossas redes sociais

OAB-SP realiza primeiro Exame de Ordem com treineiros no dia 16

No próximo dia 16 de janeiro, a OAB-SP (Ordem dos Advogados do Brasil de São Paulo) realiza o seu 125º Exame de Ordem --a aprovação é pré-requisito para o exercício profissional da advocacia no país. Ao todo, são 28.582 mil inscritos, entre bacharéis e estudantes de direito, os chamados treineiros, que pela primeira vez poderão responder às questões.

No próximo dia 16 de janeiro, a OAB-SP (Ordem dos Advogados do Brasil de São Paulo) realiza o seu 125º Exame de Ordem –a aprovação é pré-requisito para o exercício profissional da advocacia no país. Ao todo, são 28.582 mil inscritos, entre bacharéis e estudantes de direito, os chamados treineiros, que pela primeira vez poderão responder às questões.

Até agora, a Fundação Carlos Chagas, responsável pelo teste, processou 11.198 inscrições, sendo que apenas 15% são de alunos treineiros. A participação destes candidatos será permitida apenas na primeira fase, que consiste na prova objetiva e será realizada em sala separada dos bacharéis.

Segundo a assessoria da OAB-SP, trata-se do segundo maior número de candidatos da história do Exame. Os inscritos receberão na primeira semana de janeiro, no endereço indicado na ficha de inscrição, as cartas com os endereços dos locais de prova.

O presidente da OAB-SP, Luiz Flávio Borges D’Urso, avaliou a novidade como benéfica. “Era uma antiga reivindicação dos estudantes de direito. É muito comum os candidatos ficarem nervosos e o treino pode ajudar o bacharel, quando a prova for efetivamente válida”, afirma ele.

Na primeira fase do Exame de Ordem, a prova é constituída por 100 questões de múltipla escolha sobre os principais ramos do Direito: Constitucional, Administrativo, Civil, Processo Civil, Comercial, Penal , Processo Penal, Trabalho, Tributário e Ética. Para ser aprovado, o bacharel precisa acertar 46 questões.

Recorde

Apenas 8,57% (1.686 bacharéis) dos 19.660 inscritos no último Exame de Ordem da OAB-SP foram aprovados. O resultado do desempenho no exame 124, realizado em setembro (primeira fase) e outubro (segunda fase), foi o pior da história tanto em São Paulo como no país.

Até hoje, os piores resultados eram da OAB de Santa Catarina, que aprovou no primeiro semestre apenas 12,77% dos inscritos, e São Paulo, com 13,21% de classificados no mesmo período. Brasil Online

Compartihe

OUTRAS NOTÍCIAS

Justiça absolve empresário de crime tributário por ausência de dolo
Pendência de trânsito em julgado impede detração de pena, decide TJ-SP
Juiz de São Paulo será investigado por descumprir ordem do STJ