seu conteúdo no nosso portal

Nossas redes sociais

Prisão de brasileiro ilegal bate recorde

NOVA IORQUE - O número de prisões de brasileiros clandestinos registrado na fronteira entre México e Estados Unidos bate recorde, e aponta um aumento de dez vezes em relação ao ano de 1999. Naquela época, foram 488 detidos. Em 2003 foram marcadas 5.008 prisões. E, até o começo de setembro deste ano, já foram computadas 4.657. São dados divulgados por agentes de segurança que atuam na fronteira México/Estados Unidos (chamada Patrulha da Fronteira), junto ao Departamento da Segurança Interna.

NOVA IORQUE – O número de prisões de brasileiros clandestinos registrado na fronteira entre México e Estados Unidos bate recorde, e aponta um aumento de dez vezes em relação ao ano de 1999. Naquela época, foram 488 detidos. Em 2003 foram marcadas 5.008 prisões.

E, até o começo de setembro deste ano, já foram computadas 4.657. São dados divulgados por agentes de segurança que atuam na fronteira México/Estados Unidos (chamada Patrulha da Fronteira), junto ao Departamento da Segurança Interna.

‘A contagem não é precisa’, informa Mario Villarreal, por ta-voz da Patrulha de Fronteira, ‘exatamente por se tratar de uma atividade ilegal’, completa.

Passagem cara

Ultimamente, brasileiros chegam a pagar até US$ 15 mil a coiotes mexicanos, que ajudam a `furar’ o cerco. Em 2000, 1.241 brasileiros foram presos; em 2001, 3.105; e no ano seguinte, 2.946.

Oficiais da imigração apontam que em cada quatro tentativas, uma pessoa consegue cruzar a linha, sem ser detido pela primeira barreira policial. As formas de tentativa na travessia continuam sendo através de comboios, ou a pé, ou a nado pelo Rio Bravo, e depois correndo pelo deserto do Ari zona.

O aumento no número de prisões é avaliado por especialistas como consequência das crises econômicas, mudanças de administração, desvalorizações de moedas, desastres naturais, e mais a crescente dificuldade para conseguir o visto de turista, em países da América do Sul.

Barry Silberzweig, advogado de Nova Iorque especializado em imigração, comenta que não só o brasileiro, mas imigrantes ilegais em geral já encontram mais dificuldades de cruzar a fronteira, vide os casos que observa, e que são tratados em seu escritório.

Risco

‘Se há dificuldades em obter o visto de turista, então a fronteira passa a ser a única opção. Mesmo com oficiais apertando o cerco, as pessoas ainda insistem em tentar vir para os Estados Unidos arriscando a própria vida’, comenta.

O número de brasileiros detidos aumentou 926% nos últimos quatros anos. Já a somatória de prisões de imigrantes ilegais de outros países, aponta uma queda de 41%, durante esse mesmo período.

Em 1999, foram 1.537 milhão presos na fronteira. Já em 2003, o número caiu para 905.065.

Compartihe

OUTRAS NOTÍCIAS

STJ admite voto de ministro que não viu sustentação oral presencial
Pescadora artesanal consegue auxílio seguro-defeso não concedido pelo INSS
Anulada a decisão do INSS que suspendeu pensão por morte a filha maior e com deficiência mental