seu conteúdo no nosso portal

Nossas redes sociais

Problemas de saúde adiam julgamento de Milosevic

O julgamento do ex-presidente da Iugoslávia Slobodan Milosevic foi adiado por tempo indeterminado nesta segunda-feira pelo Tribunal Penal Internacional (TPI) de Haia, na Holanda, uma hora depois do início de uma audiência.

O julgamento do ex-presidente da Iugoslávia Slobodan Milosevic foi adiado por tempo indeterminado nesta segunda-feira pelo Tribunal Penal Internacional (TPI) de Haia, na Holanda, uma hora depois do início de uma audiência.

“A câmara considera de maneira muito clara que uma revisão radical do processo deve ser realizada, levando em consideração a saúde do acusado”, declarou o juiz Patrick Robinson.

Um novo exame do tema diz respeito aos procedimentos e à continuação do julgamento, que começou em fevereiro de 2002, afirmou Robinson.

O juiz disse que o tribunal deve tomar uma decisão sobre as questões nesta segunda-feira ou na terça-feira. Depois a audiência foi adiada por tempo indeterminado.

O processo do ex-presidente iugoslavo havia sido retomado pelo TPI, mas os médicos consideraram que o acusado devia descansar obrigatoriamente por causa dos problemas de saúde.

“Milosevic deve descansar por causa de uma pressão sangüínea extremamente elevada”, afirma o relatório médico apresentado ao tribunal.

O ex-chefe de Estado iugoslavo deveria começar a apresentar sua defesa nesta segunda-feira, quase dois anos depois de ter sido acusado de desempenhar um papel central nas guerras dos Balcãs na década passada.

A saúde de Milosevic, 62, prejudicou a primeira fase do julgamento, que ocorreu entre fevereiro de 2002 e fevereiro desse ano.

Um segundo relatório médico, também apresentado na audiência, destaca que em períodos de estresse a pressão sangüínea de Milosevic aumenta de maneira excessiva e que em momentos de repouso cai também de maneira excessiva.

Milosevic, que atua como próprio advogado, terá quatro horas para apresentar sua tese antes da apresentação de sua primeira testemunha.

Compartihe

OUTRAS NOTÍCIAS

TRF1 mantém sentença que obriga Caixa a indenizar cliente por roubo de joias sob sua posse
Apreensão de CNH e passaporte só é autorizada se motivar satisfação da dívida trabalhista
Pessoa com visão monocular obtém isenção do IPI na aquisição de veículo