seu conteúdo no nosso portal

Nossas redes sociais

Professor defende tese sobre regime tarifário em serviços

Quais as diferenças entre tarifas públicas e as taxas? Os serviços essenciais podem ou não ser suspensos por falta de pagamento? Com o objetivo de jogar luz sobre estas e outras questões, o professor Jacintho Arruda Câmara defenderá a tese de doutorado "O regime tarifário nas concessões de serviços públicos".

Quais as diferenças entre tarifas públicas e as taxas? Os serviços essenciais podem ou não ser suspensos por falta de pagamento? Com o objetivo de jogar luz sobre estas e outras questões, o professor Jacintho Arruda Câmara defenderá a tese de doutorado “O regime tarifário nas concessões de serviços públicos”.

A defesa será feita nesta quinta-feira (20/5), na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP. O orientador do trabalho, dividido em quatro capítulos, é o professor Celso Antônio Bandeira de Mello.

No primeiro capítulo, o advogado procurou fixar os elementos conceituais da tarifa de serviço público. Entre outros pontos, buscou delimitar a diferença entre esta forma de remuneração de serviços públicos (regime tarifário) e o modelo tributário (das taxas).

Em seguida, Câmara discorre sobre as finalidades e limitações do Estado na realização de políticas públicas por intermédio da tarifa. Neste tópico, ele pesquisou aspectos jurídicos da política tarifária, como a imposição de subsídios cruzados entre segmentos de usuários e a adoção de um regime de liberdade na fixação das tarifas — a exemplo do que ocorre no setor de transporte aéreo e de telecomunicações.

O terceiro capítulo é dedicado aos temas de interesse dos usuários de serviços públicos. O autor da tese aborda a polêmica do corte do serviço nos casos de inadimplência. Para isso, se baseou na legislação e na jurisprudência mais recente.

O último ponto da tese trata de temas de maior relevância para os concessionários de serviços públicos. Câmara aborda, entre outras discussões, questões práticas envolvendo a aplicação do reajuste e da revisão de tarifa.

Advogado especialista em Direito Administrativo, Câmara é professor da PUC-SP e autor do livro ” Obrigações do Estado derivadas de contratos inválidos”, publicado pela Editora Malheiros.

Compartihe

OUTRAS NOTÍCIAS

Filha de Testemunha de Jeová que recebeu transfusão sanguínea contra vontade será indenizada
Apelação para revogar gratuidade de justiça autoriza interposição de recurso adesivo
TJ-SP absolve réus que foram condenados apenas com base em confissão extrajudicial