seu conteúdo no nosso portal

Nossas redes sociais

TRF da 5ª Região faz um balanço em seus 15 anos

Nesses 15 anos de existência do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, sediado em Recife, a desembargadora federal Margarida Cantarelli, que assumiu o mandado há exatos doze meses, fez um balanço.

Nesses 15 anos de existência do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, sediado em Recife, a desembargadora federal Margarida Cantarelli, que assumiu o mandado há exatos doze meses, fez um balanço.

A magistrada, que passou a ser conhecida como “a juíza que conversa com o povo”, tem acompanhado pessoalmente o atendimento prestado às pessoas beneficiadas com pagamentos de RPVs e os números processuais de sua gestão também impressionam.

O TRF-5 homologou mais de 5 mil pedidos de desistência feitos pela Caixa em ações referentes a correções do FGTS relativos aos planos Verão e Collor I e Collor II. Em seguida instalou o serviço de atendimento automático que disponibiliza o número e a previsão de pagamento dos Requisitórios de Pequeno Valor (RPVs), através de ligações gratuitas pelo telefone 0800.70.29070. A média diária de pedidos de informações é de 800 telefonemas.

Ano passado, o Tribunal liberou através da Caixa Econômica Federal o pagamento de R$ 147 milhões em RPVs, beneficiando 31,8 mil pessoas. Neste mês de março foram liberados mais R$ 1,2 milhão com esses pagamentos. Em uma década e meia de atuação, o TRF-5 registrou a entrada de mais de 1 milhão de documentos judiciais através de seu protocolo. No mesmo período, o Tribunal julgou mais de 600 mil processos, mesmo com uma composição de apenas dez juízes até 2000, quando a esses magistrados somaram-se outros cinco.

A 5ª Região da Justiça Federal, área de atuação do TRF-5, que compreende seis dos nove estados nordestinos (do Ceará a Sergipe), é a que tem o menor número de juízes federais por grupo de habitantes: são 165.457 pessoas para cada magistrado, de acordo com dados estatísticos do IBGE, em setembro de 2003.

Nessa determinação de enfatizar o papel social do TRF-5, a presidente vai inaugurar até dezembro deste ano o Fórum Social, no Centro do Recife. O prédio abrigará os Juizados Especiais Federais, com processos virtuais que se tornarão ainda mais céleres, sem perder a segurança.

Compartihe

OUTRAS NOTÍCIAS

TRF1 considera que CNH-e é válida como documento de identificação em concurso público da Polícia Federal
TJSP: Homem é condenado por abandono material por deixar de pagar pensão alimentícia
Médico que acumulava cinco cargos públicos é condenado por improbidade administrativa