seu conteúdo no nosso portal

Nossas redes sociais

Ônibus multados conseguem fazer vistoria no Rio

A Viação Santa Sofia, que foi impedida pela Justiça de vistoriar seus ônibus sem o pagamento das multas, teve bem menos sorte que as outras empresas de ônibus.

A Viação Santa Sofia, que foi impedida pela Justiça de vistoriar seus ônibus sem o pagamento das multas, teve bem menos sorte que as outras empresas de ônibus.

Mesmo com mais de 117 mil infrações cometidas pelos ônibus no ano passado em todo o estado — mais de 25 mil foram por avanço de sinal e 13 mil por excesso de velocidade — as empresas obtiveram liminares determinando que o Detran realizasse a vistoria anual.

A dívida acumulada pelas empresas de ônibus nos últimos cinco anos ultrapassa R$ 35 milhões. Só em 2003, o montante foi de quase R$ 10 milhões.

O pedido da Viação Santa Sofia de fazer a vistoria anual sem pagar multas não é caso isolado. No ano passado, pelo menos dez empresas de ônibus fizeram pedido semelhante à Justiça e garantiram a vistoria de sua frota: Transportes Amigos Unidos; Viação Redentor; Litoral Rio Transportes; Transporte Barra; Expresso Tanguá; Rio Ita; Auto Ônibus Fagundes; Transturismo Rio Minho; Expresso Rio de Janeiro e Transporte Futuro. Em suas decisões, os juízes que concedem o benefício quase sempre argumentam que se trata de serviço essencial.

Beneficiados por 288 liminares em 2002 — 12 liminares a mais do que em 2001 — vans, Kombis e táxis também usam o mesmo artifício para garantir a vistoria.

Compartihe

OUTRAS NOTÍCIAS

Servidora que cobrava por quitação eleitoral é condenada por improbidade administrativa
Alienação mental decorrente de Alzheimer pode ser reconhecida para isenção de imposto de renda
Justiça define que valores até 40 salários-mínimos para sustento da família são impenhoráveis