seu conteúdo no nosso portal

Nossas redes sociais

Lei proíbe tela de DVD ou GPS no painel

Carsale - A partir do próximo dia 26, o motorista que for flagrado assistindo a filmes no DVD ou lendo informações do sistema de orientação por satélite (GPS) enquanto dirige será multado.

Carsale – A partir do próximo dia 26, o motorista que for flagrado assistindo a filmes no DVD ou lendo informações do sistema de orientação por satélite (GPS) enquanto dirige será multado.

O uso desses equipamentos foi proibido para evitar acidentes causados pela falta de atenção no trânsito. A medida, válida em todo território nacional, foi tomada após a aprovação da Resolução 153 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), no dia 17 de dezembro de 2003.

Segundo os termos da resolução, o uso de DVD no carro é permitido, desde que as telas estejam instaladas apenas atrás dos encostos dos bancos da frente para serem visualizadas por quem estiver na parte de trás do carro.

Já o GPS pode ser utilizado apenas com o veículo parado. Quando o carro estiver em movimento, a tela do aparelho deve ficar oculta.

A multa aplicada aos proprietários de veículos com o equipamento instalado incorretamente será de R$ 127,69 por ser uma infração grave. Além disso, o carro ficará retido até que seja adequado aos termos da resolução.

No caso de flagrante do condutor vendo as imagens, uma nova multa será aplicada. Dirigir sem a atenção e os cuidados indispensáveis à segurança no trânsito é considerada infração leve, punida com multa de R$ 53,20.

Este ano o Departamento Nacional de Trânsito, Denatran, contratará um estudo para detectar qual o grau de contribuição da falta de atenção do motorista nos acidentes de trânsito. As informações são da Agência Brasil.

Compartihe

OUTRAS NOTÍCIAS

Alienação mental decorrente de Alzheimer pode ser reconhecida para isenção de imposto de renda
Justiça define que valores até 40 salários-mínimos para sustento da família são impenhoráveis
Detran-DF é condenado por erro em processo de transferência veicular